terça-feira, 12 de março de 2013

Frutas vermelhas protegem coração de mulheres jovens

Um estudo publicado no jornal Circulation da American Heart Association realizado por pesquisadores de Havard com mulheres entre 25 e 42 anos, ao longo de 18 anos, concluiu que as que consumiam essas frutas pelo menos três vezes por semana tinham risco reduzido de ataque cardíaco em até um terço em comparação com aquelas que consumiam uma vez por mês ou menos.
Os especialistas acreditam que os benefícios vêm do alto teor de flavonóides em frutas vermelhas, que parecem evitar o entupimento de artérias. Os flavonóides são compostos antioxidantes encontrados em plantas, bem como chá e vinho tinto, e protegem o organismo contra uma ampla gama de doenças, incluindo doenças cardíacas e demência.


Fonte:http://circ.ahajournals.org/

Diminuir consumo de fruta não é solução para diabéticos

Um estudo publicado no Nutrition Journal verificou se a diminuição do consumo de fruta era benéfica em indivíduos com diabetes tipo 2. Quando surge o diagnóstico de diabetes tipo 2 surge o medo de tudo o que tem açúcar, mas há que entender a forma correta de ingerir os alimentos, bem como a diferença entre eles. O estudo dividiu 63 homens e mulheres em 2 grupos, um dos grupos devia ingerir mais do que 2 frutas por dia e o outro não podia ultrapassar esse limite. Ambos foram acompanhados por nutricionistas. Os resultados mostraram que seguindo um plano alimentar equilibrado em ambos os grupos houve perda de peso e melhoria dos parâmetros associados à diabetes. Portanto este é um estudo que mostra que não precisa  fugir da fruta, tem é de a saber comer! A fruta tem açúcar, é verdade! Mas não é o mesmo que açúcar branco que se coloca nos bolos/guloseimas/cafés/chá. Além disso, a fruta fornece vitaminas, minerais e se comida com casca e com outros alimentos a acompanhar (iogurte, nozes, amêndoas, avelãs, queijo fresco,…), a sua absorção será mais lenta. 

Se tem diabetes não coma fruta isolada, prefira-a para acompanhar as refeições principais ou simplesmente num lanche junto com um iogurte de soja ou vaca ou com algumas oleaginosas (nozes, amêndoas, avelãs). Prefira também a fruta in natura do que sucos naturais cuja absorção é mais rápida. Faça exercício e tenha uma alimentação variada! 


Fonte:www.nutritionj.com/content/12/1/29/abstract