quinta-feira, 19 de abril de 2012

Nutrição e Estética: Pele, cabelo, Unhas!




PELE

Alguns alimentos devem fazer parte de seu cotidiano para ter o resultado desejado.  Para uma pele saudável você deve se preocupar em comer e se hidratar bem. . Fique atenta para o que não pode faltar!

- Licopeno: é um antioxidante essencial para a pele. Ele não só retarda o envelhecimento, como ameniza seus sinais, já que o antioxidante age nas células, melhorando o aspecto da pele. Prova disso é que a indústria farmacêutica de cosméticos em Paris, já viu e já aprovou: vários cosméticos ou nutricosméticos já possuem em sua composição o licopeno. Você o encontra no tomate, na goiaba, ou no próprio suco de tomate. Há também a versão em cápsulas, em farmácias e casas de produtos naturais.


- Ômega-3: tem ação anti-inflamatória e é ótimo para acne e dermatites. Age como um lubrificante natural, atuando na hidratação da pele. É encontrado em peixes e na linhaça.

- Polifenóis: não dá para ter uma pele bonita e saudável sem os antioxidantes. Use e abuse dos polifenóis da uva ou das berrys – família das amoras. Pode ser cranberry, blueberry, blacberrys (amoras), açaí, ameixas, etc. As frutas vermelhas e roxas devem ser o seu alvo neste verão!

- Vitamina C e E: agem na fotoproteção da pele, diminuindo o efeito dos raios solares e, também, agem como antioxidantes, retardando o envelhecimento. A vitamina C, você sabe, pode ser encontrada na goiaba, laranja, limão. Já a vitamina E no óleo de amendoim ou nas castanhas.

- Zinco: exerce proteção contra a acne e tem função antioxidante. Podemos encontrá-lo em carnes, ostras, quinua, amaranto e amêndoas.

- Carotenoides: presentes em alimentos de cor amarelo-alaranjadas estimulam a produção de melanina, atuando também na fotoproteção da pele. A ingestão de cápsulas de betacaroteno 15 dias antes da exposição solar gera um bronzeado maravilhoso e reduz aspecto de vermelhidão pós-sol. Mas, cuidado com o excesso, pois a pele pode realmente ficar alaranjada!

- Água limpa e sem contaminantes: por fim, evite tomar água em embalagens de plástico, devido às contaminações do próprio plástico. Prefira águas em recipientes de vidro ou água de purificadores.




CABELOS


Os cabelos também sofrem com a queda e ressecamento. Alguns alimentos ajudam na missão de mantê-los saudáveis e bonitos.

- Pepino: é um alimento fonte de silício e enxofre que ajudam a deixar os cabelos fortes e estimulam o crescimento, pois eles estão relacionados com a formação da queratina, a proteína que estrutura o cabelo.

- Óleo de linhaça: é responsável por melhorar a aparência do cabelo, dando mais brilho. Pois possui ácidos graxos essenciais que atuam na organização da queratinização do couro cabeludo.

- Nozes e Castanhas: são oleaginosas fonte de zinco que age estimulando o crescimento do cabelo e ajudando a reduzir a oleosidade, uma vez que o zinco está ligado à síntese de proteínas, principal componente dos fios.

- Frutos do mar: são ricos em magnésio, nutriente essencial na formação de proteínas como a queratina que constrói os fios, atuando na renovação celular.

- Vinagre de Maçã: age contra a queda de cabelos e apresenta resultados tanto pela ingestão quanto pelo uso tópico.

- Feijões, Leite, Quinua, Carnes e Ovos: são alimentos ricos em aminoácidos que são os principais componentes dos cabelos, responsáveis por estimular o crescimento e fortalecimento dos fios.

- Carne vermelha: é rica em ferro que, quando em falta, ocasiona queda de cabelos.

- Frutas secas e sementes de girassol: são ricas em potássio, importante para a hidratação dos cabelos, já que controla o equilíbrio da água na haste capilar.

UNHAS

Quando há carência de nutrientes as unhas logo dão o sinal, ficando quebradiças, com elevações e manchinhas brancas. Para prevenir o problema e arrasar com aquele esmalte da moda, aposte em…

- Zinco: quinua, amaranto

- Queratina: ovo, frango, peixes

- Complexo B: gérmem de trigo, quinua, amaranto, arroz integral

- Vitamina C: goiaba, limão, mexerica

O zinco , o complexo B e a vitamina C são essenciais na produção de queratina, que é uma proteína fibrosa constituinte da unha.

Fique atento aos sinais:

Observe os sinais e sintomas do seu corpo. Ele é um ótimo sinalizador do que realmente está acontecendo.

- O aparecimento de listras na unha é ingestão insuficiente de vitaminas do complexo B.

- Se suas unhas estão secas e quebradiças é sinal de falta de cálcio e ferro.
- Unhas com manchas brancas não é sinal de presente à vista, como você acreditou quando criança, é sinal de carência de zinco ou selênio.
- Unhas disformes e com ondulações podem ser evidências intestino com problemas
. 

O mel e seus benefícios para a saúde!!!

             


       O mel é um líquido viscoso produzido pelas abelhas a partir do néctar das plantas e processado pelas suas enzimas digestivas. É armazenado em favos nas colmeias para servir de alimento para as abelhas trabalhadoras. Há muito tempo é reconhecido por suas propriedades terapêuticas. Os tipos de mel variam de acordo com a planta de onde é retirado o néctar, assim como da localização geográfica das plantas e do tipo de abelha produtora.
             Devido à variação da origem do mel, há diferenças na aparência, percepção sensorial e na composição. Seus principais constituintes são carboidratos, principalmente frutose e glicose, mas também mais 25 diferentes polissacarídeos. Contém conteúdos menores de proteínas, enzimas, aminoácidos, minerais, vitaminas, compostos aromáticos e polifenóis, que são antioxidantes. Os minerais mais presentes são: potássio, cálcio, fósforo, sódio, magnésio, selênio, ferro, manganês e cobre. Já as vitaminas que mais aparecem são as C, B2, B3, B5, B6 e ácido fólico.
             Uma colher (chá) de açúcar (aproximadamente 8 g) fornece cerca de 40 calorias, enquanto a mesma medida de mel contém 25 calorias. Com poder adoçante duas vezes superior ao do açúcar, a substância produzida pelas abelhinhas também é uma ótima opção para acompanhar cereais e até bebidas, de sucos a cafés, além de dar um toque a mais em pratos salgados.
            Possui ação anti-inflamatória e promove regeneração de tecidos em casos de cortes, machucados e queimaduras, acelerando o processo de cicatrização. Essa última função parece estar relacionada à presença de peróxido de hidrogênio. Devido ao seu conteúdo de oligossacarídeos, possui propriedades prebióticas, ou seja, serve de substrato para as bactérias benéficas do intestino.
            Um trabalho de revisão mostra que para obtermos os benefícios do mel para a saúde, devemos consumi-lo em doses maiores de 50 a 80g por vez. Porém, seu uso deve ser moderado e não deve ser consumido por crianças com idade inferior a 1 ano, em função do risco de contaminação pela bactéria chamada Clostridium botulinum, que causa o botulismo. O sistema imunológico das crianças nessa idade ainda não consegue se defender deste microrganismo

Doces derivados  

Própolis: em brotos e cascas de árvores, as abelhas coletam substâncias resinosas e a elas misturam enzimas salivares e cera que formam o produto, considerado um antibiótico natural. Pode ser usado no tratamento de faringites, amidalites, gripes, distúrbios intestinais, herpes e até câncer bucal.
Geléia real: substância secretada pelas abelhas jovens. Fortifica o organismo, evita o envelhecimento precoce e possui propriedades antibióticas e antiinfecciosas, combatendo de males respiratórios a úlcera e reumatismo.







*******************************************************************************

Receita :

Bolo Mel

 

 Ingredientes:

  • 4 colheres (sopa) de Leite em pó 
  • 1 xícara (chá) de açúcar mascavo
  • 1 colher (chá) de canela em pó
  • meia colher (chá) de cravo em pó
  • meia xícara (chá) de mel
  • 5 colheres (sopa) de Chocolate em Pó
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
  • 1 xícara (chá) de FIBRA MAIS NESTLÉ® moído
  • 2 colheres (chá) de fermento químico em pó
  • 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • margarina light , para untar
  • farinha de trigo , para polvilhar
Cobertura:

Meia xícara (chá) de açúcar mascavo
3 colheres (sopa) de suco de laranja

 Receita:( Nestlé)

Texto Adaptado Revista Viva Saúde