terça-feira, 1 de outubro de 2013

Aveia: fundamental para atletas!!!

Estudo em ratos foram submetidos a testes físicos, e foi acrescido à refeição dos ratinhos durante 8 semanas, 30% de farelo de aveia. A dieta em média continha cerca de 62% de CHO, 15% de proteínas e 23% de gordura, com 19g de fibras por dia. Realmente muito parecido com as dietas típicas dos atletas, quando bem orientados. E o importante foi que o estudo mostrou que ao final do período de 8 semanas os ratos apresentavam menor concentração de e IL-6 e TNF, reduzindo portanto a inflamação e promovento recuperação mais rápida pós exercício. Além disso, apresentavam níveis menores de corticosterona, o chamado hormônio do estresse, que aumenta risco de fadiga e resistência à insulina. E um ultimo ponto fundamental foi o maior tempo para se chegar à exaustão, no grupo de ratos que consumiu farelo de aveia. Existem outros trabalhos na literatura que já mostravam isso, inclusive com melhora da capacidade fagocitica das células imunes. Todos esses fatores são justificados pela alta concentração de beta-glucanas, fibra solúvel da aveia e presença dos compostos antiinflamatórios da aveia, em especial, as avenatramidas. Utilize a aveia em flocos grandes pois o farelo tem um coeficiente de digestibilidade aparente baixo com muitos fatores antinutricionais.


Effect of oat bran on time to exhaustion, glycogen content and serum cytokine profile following exhaustive exercise. Journal of the International Society of Sports Nutrition 2010, 7:32.
Efeitos da suplementação de fibras solúveis sobre as células do sistema imune após exercício exaustivo em ratos treinados. Rev Bras Med Esporte v.14 n.6 Niterói nov./dez.2008. 

Tangerina: prevenção de cäncer mamário, diminuir do colesterol, aumento do vigor sexual e massa muscular!!!


Estudos afirmam que as frutas cítricas, como a tangerina ajudam a prevenir câncer mamário, além de diminuir o colesterol, aumento do vigor sexual e massa muscular. Isso porque os flavonóides encontrados nestes tipos de frutas, especialmente apigenina, naringenina e hesperetina tem capacidade de inibir a aromatase, enzima que aumenta formação de estradiol, bloqueando carcinoma mamário. Como aromatase bloqueada também leva ao aumento de testosterona, resultado é aumento do vigor sexual e com mais massa muscular. E alguns trabalhos recentes tem mostrado que a hesperetina da tangerina (forma aglicona da hesperedina) é capaz de estimular a função do HDL em retirar colesterol dos macrófagos e fazer o transporte reverso do colesterol. E ainda há trabalhos que mostram proteção hepática, neurológica e diretamente na aorta. Isso sem contar que tangerina tem tangeretina, outro flavonóide importante.


Referëncias:
J Nutr Biochem. 2011 Dec 30. [Epub ahead of print]. The citrus flavonone hesperetin inhibits growth of aromatase-expressing MCF-7 tumor in ovariectomized athymic mice.
Hesperetin Upregulates ABCA1 Expression and Promotes Cholesterol Efflux from THP-1 Macrophages. J Nat Prod. 2012 Mar 19. [Epub ahead of print]
Tangeretin, a citrus flavonoid, inhibits PGDF-BB-induced proliferation and migration of aortic smooth muscle cells by blocking AKT activation. Eur J Pharmacol. 2011 Dec 30;673(1-3):56-64

Dicas nutricionais: para quem fuma e bebe

O pior problema das escórias do cigarro e da ingestão do etanol (álcool) é o envelhecimento celular. Por consequência, as células dos órgãos e tecidos afetados por suas toxinas tendem a se deteriorar rapidamente e trazendo problemas nefastos, como câncer pulmonar e hepático. Desta forma, acredito que algums dicas nutricionais são importantes:

Fumante:

1- Depleta quase 80% da vitamina C, logo precisa de um consumo aumentado deste nutriente.
2 - Perde elasticidade alveolar, portanto deve aumentar o consumo de flavonóides (frutas e sementes) e ácidos graxos ômega-3 (peixes, linhaça e óleo de canola).
3 - Tem estresse oxidativo provocado pelo aumento do peróxido de hidrogênio em especial, portanto precisa de mais glutationa, que pode ser conseguida com glutamina, cisteína, arginina (glicina o corpo ja forma) e selênio (novamente as sementes oleaginoas, feijão, ovo, repolho, couve-flor, brócolis, entre outros).
4 - Tem reduzida a captação de oxigênio, o que pode ser facilitada com a broncodilatação, efeito proporcionado pelo magnésio. Muitas folhas, em especial, as verde escuras.



Acoolista:

1 - Reduz a produção de muco no estômago, o que favorece a o desenvolvimento da gastrite/úlcera - Beber mais água e ácidos graxos essenciais, encontrados no abacate, açaí, pequi, castanhas, amêndoas, linhaça, azeite de oliva.
2 - Promove degeneração hepática, logo precisa reconstituir células, portanto vai precisar de grande quantidade de vitaminas do complexo B para gerar energia. Cereais integrais (granola, musli, aveia, quinua, amaranto) e carnes brancas magras.
3 - Precisa fazer detoxificação hepática diariamente, logo vai precisar das enzimas antioxidantes, de alguns aminoácidos e do complexo B. Consuma alcachofra, polifenóis na uva, açaí, jabuticaba, amora, + Clorofila - Sucos verdes, + catequinas - Suco com chá verde + aminoácidos de cadeia ramificada (carnes magras, castanhas, proteína do soro do leite, ovo) + Ômega – 3 + Complexo B,.


Fonte: Texto retirado do Blog do Professor Henrique Freire Soares

Obesidade visceral: Associação com a diminuição do volume cerebral

Estudo recente  e interessante  faz a relação entre a obesidade e o volume de matéria cinzenta, que conforme os resultados é inversamente proporcional com a adiposidade visceral. Por outras palavras, quanto mais gordura abdominal, maior a perda de volume cerebral. Quanto maior o  IMC( índice de massa corporal), CC( circunferência  da cintura e RCQ( relação cintura-quadri) maior o ídece de infartos cerebrais. Na verdade, sabe-se que a restrição calórica e perda de peso pode reverter a atrofia associada à obesidade, o que deverá estar relacionado com uma melhor sensibilidade à insulina e menos inflamação. A resistência à insulina e inflamação contribuem para a perda de matéria cinzenta e volume cerebral,