segunda-feira, 19 de março de 2012

Benefícios do Amaranto na Alimentação



Sabe-se que hoje há mais de 60 espécies dsse alimento funcional.Os estudos já descobriram que na composição química, o amaranto se assemelha a uma combinação muito conhecida pelo brasileiro: o arroz com feijão. Ele tem a proteína de alto valor biológico, na concentração de 14% (no feijão é 23%). Do arroz ele tem os aminoácidos, moléculas orgânicas que não são fabricados pelo nosso organismo e essenciais para o nosso corpo.Além disso, possui cálcio, ferro, zinco e fibra.

EFEITOS DO AMARANTO NO ORGANISMO:

- Possui efeito antioxidante, evitando o envelhecimento precoce
- Previne doenças cardiovasculares
- Controla a obesidade
- Previne a osteoporose
- Reduz o nível de triglicerídeos e colesterol no sangue
- Aumenta a imunidade
- Aumenta a saciedade


ONDE ENCONTRAR


Ele é encontrado em lojas especializadas em produtos naturais, na forma de grãos ( preparações de saladas,sopas), flocos ( farofas) e farinha ( preparação de bolos, tortas, pudins, majares) . Pode ser cozido como qualquer cereal ou misturado a outros alimentos, em qualquer refeição do dia.EX: Suco de fruta acrescido de 2 colheres de sopa de farinha de amaranto, sopa de legumes pode ser feita com grãos de amaranto. Além de deixar a alimentação mais nutritiva o grão não interfere no sabaor dos alimentos. O grão quando é estourado acaba virando pipoca, na qual vira uma farinha mais nutritiva no ponto de vista nutricional O Amaranto não contém glúten e pode ser usados para as pessoas celíacas.


RECEITAS COM AMARANTO


AMARANTO COZIDO

1 porção de amaranto para 2 de água, 1 pitada de sal.
cozinhe em fogo baixo por 12 minutos.

SALADA COM AMARANTO

Colocar o amaranto cozido, juntar alface, tomate cereja, cenoura ralada, e temperar com manjericão, sal, suco de limão e sal a gosto.

SOPA DE AMARANTO

1 copo de amaranto, 1 cebola, 1 cenoura, chuchu, mandioquinha, sal, 1 colher
de orégano e pimenta a gosto.
Refogar a cebola até caramelizar, colocar os legumes em pedaços, adiciona água ou caldo de legumes,
adicionar amaranto e deixar cozinhar ate os legumes ficarem macios. Adiciona o orégano, sal e pimenta a gosto.

SUCO ENRIQUECIDO COM AMARANTO

- suco de 1 laranja
- 1 ½ mamão papaia
- 1 colher (sopa) de farinha de amaranto
- gelo

Bata todos os ingredientes no liquidificador e tome em seguida. Esse suco é excelente para ser tomado no café da manhã. Dá saciedade, além de estimular o funcionamento do intestino.

BISCOITO DE AMARANTO

Ingredientes

1 xícara de amaranto em grãos
1 xícara de farinha de amaranto
2 xícaras de amido de milho
3/4 de xícara de água ou leite
2 ovos
1/2 xícara de manteiga
1/2 xícara de açúcar
1 colher (sobremesa) de fermento químico
1 colher (sobremesa) de sal

Preparo:
Deixe o amaranto em grãos de molho por uma noite. Moa no liquidificador, com água, e adicione os ovos, o sal e o açúcar. Despeje em uma tigela, bata com a manteiga, o amido e a farinha de amaranto. Adicione o fermento por último. Unte as bandejas e despeje em pequenas quantidades. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C. Retire quando começar a dourar (20 a 30 minutos).

BOLO DE AMARANTO

Ingredientes
1 ovo
1 xícara de açúcar
1/3 de xícara de margarina
1 banana amassada
1/2 xícara de amido de milho
1/2 xícara de farinha de mandioca
1 colher de chá de sal
1 colher e meia de fermento para pão
1 xícara de flocos de amaranto
1/4 de xícara de leite


Modo de preparo

Para fazer a massa do bolo, é preciso de uma batedeira para misturar os ingredientes. Comece batendo o ovo com açúcar. Em seguida, coloque a margarina e a banana amassada. Assim que estiver misturado, pare de bater e coloque o amido de milho. Mexa com uma colher até incorporar o amido na massa. Depois, volte a bater e coloque a farinha de mandioca e o sal. Pare novamente de bater para colocar os flocos de amaranto que podem ser comprados em grandes supermercados ou em lojas especializadas. Mexa com uma colher até incorporar o amaranto na massa. Volte a bater e coloque o leite. Com tudo bem misturado, é hora de ir para a próxima etapa. Coloque a mistura em uma forma untada, espalhe e enfeite com rodelas de banana. Polvilhe açúcar e canela a gosto. No forno pré-aquecido, em temperatura média, coloque a forma para assar por 40 a 45 minutos.

A importäncia das FIBRAS na alimentação




As fibras alimentares estão entre os principais fatores da alimentação na prevenção
de doenças crônicas. As doenças crönicas constituem uma das principais causas de morte no Brasil.Entre as doenças, estão, as cardiovasculares, os cänceres,o diabetes...As fibras regularizam o funcionamento intestinal, o que as tornam relevantes para o bem-estar das pessoas saudáveis e para o tratamento dietético de várias patologias.

A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS)é que se consuma mais de 25 g de fibras por dia.


Como elas atuam no corpo??


Existem dois tipos de fibras. As insolúvel (em geral fermentável) e solúvel (em geral viscosa). As primeiras (frutas, grãos e vegetais), funcionam como uma espécie de escova que limpa o cólon. As segundas (frutas, alguns vegetais, aveia, feijões, ervilhas, cevada), dissolvem na água e formam um gel, que controla o açúcar no sangue e reduz o colesterol.O melhor é consumilas diariamente numa proporção de 70% de fibras insolúveis e 30% de solúveis.


Por que e como consumi-las?


As fibras também ajudam a manter o peso sob controle: Como as fibras são capazes de assegurar uma absorção mais lenta dos nutrientes, elas promovem a sensação de saciedade.Comê-las demais pode desencadear desconforto intestinal, além de interferir na absorção das vitaminas lipossolúveis, como a A, D, E e K.


Da fruta, coma até a casca


Na hora de comer as porções diárias de frutas, dê preferência àquelas que podem ser ingeridas com casca, pois contém mais fibra que o miolo. Além disso é nela que se encontra uma substância chamada pectina, fibra que auxilia no controle do colesterol sanguíneo e na glicemia. Para quem sofre de constipação, a fibra contida nas cascas ajuda a evacuar. O exemplo clássico é a maçã. Se consumida com casca, ela ajuda a regular o bolo fecal.


ATENÇÃO:

A REGRA DE OURO para as fibras é: quanto maior for o seu consumo, maior deverá ser a ingestão de água

FORMAS DE ADICIONAR O NUTRIENTE NA DIETA

1 Coma pelo menos cinco porções de frutas e vegetais todos os dias. Coma as cascas toda vez que puder, pois elas contêm muita fibra.

2 Teste novas receitas com feijões, ervilhas, lentinha e arroz integral.

3 Coma farinha de aveia ou farelo de cereais no café da manhã.

4 Escolha pães, cereais e bolachas que contenham farinha integral como ingrediente mais importante.

5 As fibras devem ser incluídas na dieta gradativamente para evitar sensação de inchaço ou dores causadas por gases.

6 A menos que seja contraindicado no seu caso, tome de 6 a 8 copos de água por dia para ajudar no trânsito intestinal.

7 Se você come farelo de trigo para manter seu intestino funcionando, comece por 1 colher (chá) por refeição, aumentando para 2 a 4 colheres (sopa) ao dia.

8 Compre alimentos não processados. a maioria desses produtos tem suas fibras removidas.

9 Fique de olho nas informações dos rótulos dos alimentos. Boas fontes de fibra possuem pelo menos 10% da quantidade diária necessária.