terça-feira, 19 de março de 2013

Antioxidante presente no vinho tinto melhora performance durante o exercício físico

De acordo com um estudo publicado no The Journal of Physiology, o resveratrol, antioxidante natural encontrado no vinho tinto, melhora a performance física, a função cardíaca e esquelética de camundongos durante a prática de exercício físico.
O estudo sugere que a combinação de suplementos de resveratrol com o treino físico aumenta os efeitos benéficos da atividade física isolada. A suplementação de resveratrol foi feita em camundongos durante 12 semanas. Os dados mostraram que os animais que receberam uma dieta com elevadas doses do composto apresentaram melhor desempenho durante a atividade física de resistência.


- A investigação sobre o resveratrol vai além seus efeitos visíveis a nível cardiovascular, a nível cerebral , na prevenção da cegueira. O resveratrol surge agora como forma de melhorar a performance desportiva. Contudo, o vinho tem o "defeito" de estar associado ao álcool. Atualmente existem suplementos nutricionais em que este composto aparece isolado. Podemos assim tirar partido de todos os seus efeitos benéficos, sem qualquer consumo de álcool.
 - Para quem não tem qualquer problema com o consumo de álcool, o ideal é o consumo de 1 copo de vinho tinto por refeição.  

Fonte:http://jp.physoc.org/content/590/11/2783