domingo, 1 de abril de 2012

Coelhinho da Páscoa..que trazes pra mim??? Ovos Saudáveis

Na semana do chocolate separei uma lista de Ovos Saudáveis destinados as pessoas diabéticas, ou simplesmente aquelas que desejam manter uma alimentação saudável sem precisar evitá-lo durante a Páscoa.

Sabe-se que hoje os supermercados oferecem um leque de opções e p ara fazer uma boa escolha, antes de qualquer coisa, é necessário que a pessoa conheça suas necessidades alimentares, por exemplo, uma pessoa diabética deve escolher a versão diet e, de preferência, sem leite, ou seja, chocolates à base de soja.

 Já para os adeptos de uma alimentação saudável e equilibrada a melhor as melhores opções são as versões com mais de 60% de cacau.

Eles possuem:
  • menor teor de gordura,
  •  de açúcar
  •  mais antioxidantes. 
Isso significa: diminuição de doenças cardiovasculares, pressão arterial, possíveis tumores e maior sensação de bem estar. 

 ATENÇÃO!!!!

LEIA SEMPRE O RÓTULO !!!
 
 É fundamental  ler o rótulo nutricional da embalagem dos alimentos, para evitar possíveis complicações de saúde. Veja as dicas!

-
Fique atento para o primeiro ingrediente que está descrito no rótulo: aquilo que estiver em primeiro, é o que está em maior quantidade.  Exemplo : 


Se estiver escrito nos Ingredientes: 
Açúcar, manteiga de cacau, lactose, leite em pó integral, leite em pó desnatado, emulsificantes, leticina de soja e ricinoleato de glicerila, aromatizante
esse tipo é o pior, pois tem mais açúcar do que qualquer ingrediente.

  

I

- Verifique nos ingredientes se contém sal na preparação ou muito sódio no rótulo nutricional. O valor ideal deve estar abaixo de 120 miligramas de sódio por 100 gramas de alimento.

- Certifique-se se existe algum ingrediente que você seja alérgico.


- Cheque a quantidade de gordura da porção descrita. O ideal é não ultrapassar 20%
.

RECEITAS: Ovos de Páscoa Saudáveis 
 

1) Derreta as 8 barras de cereais em banho-maria até que elas se desmanchem.  
2) Rale 300g de chocolate e derreta em banho-maria. Depois de derretido, mexa o chocolate com uma espátula em movimentos para a frente e para trás até que a massa engrosse. Para saber se o chocolate está pronto para moldar, verifique a temperatura encostando um pouco de chocolate nos lábios: a sensação transmitida deverá ser mais fria que o lábio (com termômetro, a temperaura deve estar entre 28 e 29ºC). 
3) A partir de agora, você pode montar seu ovo de duas maneiras: com mais ou menos chocolate.

4) Se a sua opção for ter mais cereal do chocolate, cubra a base da forma com a barra de cereais já derretida.
5) Logo depois, espalhe uma fina camada de chocolate derretido por cima dos cereais.
6) Leve ao freezer, espere 5 minutos até endurecer e depois desenforme.
7) Se você acha que tem direito a um pouquinho mais de felicidade, espalhe primeiro uma camada fina de chocolate derretido na forma. Leve ao freezer por 5 minutos e, depois que endurecer, espalhe outra camada de chocolate e acrescente o cereal derretido na fôrma. Leve novamente ao freezer por 5 minutos, espere endurecer e desenforme.    


Ovo de Páscoa trufado com fibras
Ingredientes
150g chocolate meio amargo (ou ao leite)
300g de misturas de fibras
100g de castanha do Brasil picada
150g de damasco picado
150g de açúcar mascavo
2 colheres de sopa de glicose de milho
1 xícara de água
Modo de preparo
Misture a água, a glicose e o açúcar mascavo em uma panela e leve ao fogo até dar ponto de bala.
Combine os ingredientes secos e adicione aos poucos a calda para dar liga. Ainda quente, coloque a mistura em papel alumínio (altura de cerca de 1 cm) untado com margarina. Deixe esfriar. Corte o chocolate meio amargo em pedaços iguais e derreta em banho maria ou micro-ondas. Em uma forma de ovo de páscoa faça uma camada de chocolate e leve à geladeira. Assim que gelar, coloque o recheio de fibras dentro do ovo. Se desejar, é possível fazer nova camada de chocolate meio amargo.



  
Fonte: 
Adaptado Revista Viva Saúde número 96.
Blog Nutricionista Fernanda Granja.
 

Nutrição e Mulher: câncer de mama x Obesidade

 

 O cäncer de mama é o segundo mais comum em mulheres nos Estados Unidos.Representa 15% de todas as mortes por cäncer em mulheres. A gordura da dieta foi implicada como causa do cäncer de mama.

       Os fatores de risco são:
  • IMC ( Índice de Massa Corporal) aumentado;
  • Peso
  • Menarca idade muito jovem (antes dos 12 anos
 O projeto Mama desenvolvido pelo Hospital Moinhos de Vento em Porto Alegre RS acompanha  9 233 mulheres há três anos e deve se estender por mais sete, buscando traçar o panorama dos hábitos nutricionais dessa população e comparar com a incidência de tumores.
Conforme, Bernardete Weber (superintendente assistencial do hospital)  a meta é reduzir em torno de 20% a mortalidade por tumor de mama entre essas mulheres. 6 em cada 10 das encaminhadas ao projeto, por sinal, apresentavam um IMC superior a 25 o que indica sobrepeso ou obesidade.  A causa principal: má alimentação. Em média, as mulheres ingeriam diariamente uma quantidade de gordura 10% maior do que a recomendada.

 O consumo desses nutrientes: 

 Representam um papel protetor!!!!








  

FRUTAS E LEGUMES DIMINUI  O RISCO DE CÄNCER DE MAMA


 
 ATENÇÃO:

TODAS AS MULHERES DEVEM FAZER REGULARMENTE O AUTO-EXAME, COMO UMA PRÁTICA DE CUIDADO E CONHECIMENTO DO PRÓPRIO CORPO!!!!

DEVE-SE FAZER ENTRE 7 A 10 DIAS APÓS A MENSTRUAÇÃO!!!!!
 


Fonte: Adaptada Revista Saúde.
Site Moinhos de Vento: http://www.hospitalmoinhos.org.br