sexta-feira, 13 de março de 2015

Como as ervas podem ajudar no controle do diabetes

As ervas e especiarias ganham destaque entre as preparações culinárias, não apenas pelo sabor e aroma agradável que conferem, mas sim pelas suas diversas propriedades nutricionais, já que são ricas em compostos bioativos antioxidantes e anti-inflamatórios. Além disso, a combinação de ervas e especiarias, por fornecer sabores diferenciados, estimula a redução do consumo de temperos prontos e industrializados ricos em sódio, que prejudicam diversas funções fisiológicas.
Recentemente, um estudo realizado nos Estados Unidos identificou que uma mistura de temperos, composta por duas espécies de orégano, manjericão e alecrim, foi capaz de inibir uma enzima enzima associada com a intolerância à glicose, podendo atuar na redução do risco de diabetes tipo 2. Esses efeitos foram atribuídos ao alto teor de flavonoides presentes nestes condimentos.
Outros temperos disponíveis como açafrão, cebola, alho, salsa, cravo, canela entre outros, além de contribuírem de forma fácil e saborosa com suas propriedades nutricionais, dão um toque extra de sabor e beleza às preparações culinárias.

Fonte:nutricaofuncional.blogspot.com.br

Efeitos do mirtilo nos sistemas imunológico e cardiovascular

Resultado de imagem para mirtilo
As famosas frutas vermelhas são conhecidas pelo alto teor de antioxidantes em sua composição nutricional. O mirtilo ou Blueberry, ganha destaque por fornecer antocianinas, que conferem diversos efeitos benéficos ao organismo. O consumo desses poderosos alimentos pode ter efeitos benéficos nos níveis de colesterol, alterações vasculares e processos inflamatórios.
Além desses benefícios pesquisadores da Carolina do Norte (McAnulty et al., Nutr Res; doi: 10.1016/j.nutres.2014.07.002) verificaram que o consumo diário de um suplemento a base de mirtilo em pó (correspondente a 250mg de mirtilo in natura por dia), por seis semanas, foi capaz de melhorar a imunidade dos voluntários, por alterar o perfil das células Natural Killer. Além disso, foi observado um efeito benéfico sobre a pressão arterial.
O mirtilo e as outras frutas vermelhas podem ser incorporados em diversas receitas, como sucos, geleias, bolos, saladas, molhos e sobremesas. É importante ressaltar que seus benefícios são válidos quando associados a hábitos alimentares saudáveis.


Texto : VpOnline