sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Níveis de omega 3 - marcadores de envelhecimento cerebral



OÁcidos Gordos ómega 3 EPA (eicosapentaenóico) e DHA (docosahexaenóico) são importantes para o funcionamento cerebral, mas fala-se mais deles no que diz respeito às crianças e ao seu desenvolvimento. Parece começar a ser clara uma associação entre os níveis de DHA e EPA e o risco de demência e doenças degenerativas semelhantes.

Na revista Neurology de Fevereiro foi publicado um estudo que avaliou a relação entre os níveis de ómega 3 dos glóbulos vermelhos (que espelham a quantidade do resto do organismo) e a capacidade mental em indivíduos de meia-idade.
Os indivíduos não apresentavam sinais de demência, foram medidos os níveis de DHA e EPA dos glóbulos vermelhos e feitos testes de performance cognitiva etestes de avaliação cerebral, homocisteína, APO E e IMC foram outros parâmetros tidos em conta.
Concluiu-se que os indivíduos que apresentavam menores níveis de EPA e DHA, por comparação com os outros,tinham volumes cerebrais menores, piores classificações nos testes de memória visual, função executiva e pensamento abstrato.
Portanto, a avaliação sanguínea dos níveis de ácidos gordos ómega 3 é fundamental para actuar preventivamente no envelhecimento cognitivo. A suplementação deve ser ponderada depois de verificados os resultados analíticos..



Fonte: 
Red blood cell ω-3 fatty acid levels and markers of accelerated brain aging.
Tan ZS, Harris WS, Beiser AS, Au R, Himali JJ, Debette S, Pikula A, Decarli C, Wolf PA, Vasan RS, Robins SJ, Seshadri S.Neurology. 2012 Feb 28;78(9):658-64.

Nenhum comentário: