segunda-feira, 26 de março de 2012

Constipação Intestinal


 Um em cada sete brasileiros tem dificuldade de ir ao banheiro. São quase 30 milhões sofrendo com a chamada constipação intestinal, ou simplesmente prisão de ventre. As principais vítimas (75%) são mulheres
A constipação intestinal é a dificuldade constante de evacuar as fezes, que se tornam ressecadas. Esta, é consequência de uma alimentação deficiente, estresse e outros problemas que fazem com que o organismo responda retendo as fezes por um período maior do que o normal.
A constipação intestinal pode ser aguda ou crônica. Aguda quando ela ainda é recente, e crônica quando existe há muito tempo.
A baixa ingestão de líquidos leva à constipação crônica, pois eles hidratam as fezes e facilitam sua eliminação. Recomenda-se a ingestão de aproximadamente 2 litros de água por dia.
Uma causa social é quando o indivíduo, por motivos sociais ou de higiene, ignora o desejo de evacuar, retendo as fezes. É bastante comum encontrarmos pessoas que só conseguem evacuar em casa. Esse adiamento constante da evacuação reduz a sensibilidade do intestino, e como as fezes permanecem mais tempo no intestino, ocorre maior absorção de água, levando ao seu ressecamento.

TRATAMENTO:
Se a doença não for grave, recomenda-se o tratamento clínico. Ele deve priorizar mudanças na dieta.
O ponto fundamental para o tratamento da maioria dos pacientes com constipação intestinal crônica é corrigir os vícios alimentares. Isso envolve o aumento da ingestão de fibras e de líquidos e redução do consumo de agentes constipantes. Quando se fala em fibras, é preferível que o indivíduo aumente a ingestão de fontes naturais, como frutas, verduras, cereais, na quantidade média de 25-30g/dia.
O ideal é que o paciente realize atividades físicas regularmente. Isso contribui para o tratamento da constipação.

PREVENÇÃO DA CONSTIPAÇÃO INTESTINAL
  • Alimente-se em horários regulares;
  • Mastigue bem os alimentos;
  • Prefira refeições mais variadas, ricas em frutas, verduras e cereais;
  • Reduza a quantidade de gordura ingerida;
  • Beba bastante líquido, mais ou menos 2 litros por dia;
  • Tente determinar um horário específico para evacuação;
  • Obedeça, sempre que possível, a vontade de evacuar;
  • Pratique exercícios regularmente;
  • Não utilize laxantes por conta própria. Se você não consegue evacuar sem o uso desses medicamentos, procure um médico.

BATIDA PARA INTESTINO PREGUISOSO:

1 Pote de iogurte desnatado
4 ameixas pretas sem carroço
1 colher de sopa de farelo de trigo 

* Modo de fazer: Bater todos os ingredientes no liquidificador. 
Ingerir em jejum. 

Valor Calórico: 130 calorias


 


Nenhum comentário: