terça-feira, 13 de março de 2012

Acne X Alimentação




A acne é uma condição crônica da pele. Ela aparece na forma de espinhas, cravos ou cistos localizados na maioria das vezes no rosto, costas, peito e ombros. A pele é formada por várias camadas de células, pêlos, poros (microscópica abertura por onde saem os pêlos) glândulas sebáceas e glândulas de suor. Cada pêlo possui uma glândula sebácea associada. Esta glândula secreta óleo (sebo) para manter a lubrificação dos pêlos e da pele.

A acne é uma erupção na pele que ocorre por obstrução e inflamação das glândulas sebáceas e do folículo pilosebáceo, podendo ter diversos graus, que vão desde um simples cravo ( comedão ) até infecções mais graves ( espinhas ).

*Diversos fatores são responsáveis pelo surgimento da acne tais como:

- distúrbios hormonais( adolescência, gravidez, menopausa );
- má alimentação;
- estresse;
- excesso de oleosidade;
- uso irregular de cosméticos e maquiagens;
- frequente exposição ao sol sem o uso de protetor solar;
- hereditariedade, etc...

Os estudos mais recentes mostram que uma dieta com mudanças simples podem reduzir a acne em até 50% no período de 12 semanas.


Ácidos graxos essenciais e a Acne.

Pesquisas recentes mostraram que ácidos graxos essenciais podem auxiliar nos desequilíbrios hormonais que levam à acne. De fato, pessoas com acne relacionada a problemas hormonais demostraram ter deficiência em ácidos graxos essenciais.

Vitamina A e a Acne.
A vitamina A é necessária para a manutenção de uma pele saudável e de um equilíbrio hormonal adequado. Diversos estudos mostraram que pacientes com acne severa possuiam níveis séricos baixos de Vitamina A. Outros estudos obtiveram cura da acne em adolescentes do sexo feminino com desequilíbrios hormonais após a suplementação de vitamina A por algumas semanas. Em um caso, até as cicatrizes, decorrentes a acne, desapareceram.


Zinco e a Acne.

Embora não se conheça o mecanismo pelo qual o zinco auxilie no combate à acne, sabe-se que a falta deste mineral aumenta a produção de hormônios masculinos. Em um estudo controlado, o zinco mostrou causar uma melhora dramática em aproximadamente 60% dos pacientes com acne.

Vitamina B6 e Acne.
Um estudo envolvendo meninas adolescentes com problemas menstruais mostrou uma redução de 50 - 75% nos sintomas da acne de meninas adolescentes com alterações hormonais. Fontes desta vitamina abrangem:
- Carnes, ovos e peixes (atum, truta, halibute, arenque e salmão), nozes (amendoins, avelãs), milho e cereais de grão integral.


Cromo e Acne.

Existem estudos que sugerem que 90% da população possa ser deficiente em cromo. O cromo está relacionado com a glicose sanguínea - quanto mais açúcar for consumido, mais cromo o organismo necessita. Por isso a deficiência é tão comum - a maioria das pessoas ingere um excesso de alimentos ricos em açúcares. Estudos demonstraram que pessoas com níveis de glicose sanguínea instável têm uma incidência alta de acne severa e de que quando estes pacientes aumentam o consumo de cromo, apresentaram uma melhora significativa.


Selênio e Acne.
Estudos mostraram que o selênio associado às vitaminas A e E podem, em 12 semanas, reduzir a gravidade da acne resistente e ajudar a aliviar as cicatrizes resultantes.

Nenhum comentário: