terça-feira, 13 de março de 2012

Nutrição no Diabetes

O Diabetes Mellitus caracteriza-se pelo aumento dos níveis de glicose no sangue ( hiperglicemia), decorrentes dos efeitos na ação eou secreção de insulina, hormönio que permite a entrada de glicose na célula. O cuidado nutricional é fundamental, tanto na prevenção como no manejo desse problema. Veja a seguir alguns aspectos nutricionais importantes para os diabéticos:

Carboidratos:
A alimentação inclui os carboidratos das frutas, vegetais, grãos integrais, legumes e leite com baixo teor de gordura. Carboidratos integrais, além de possuir maior quantidade de nutrientes, também geram menor aumento de glicemia.



Gorduras:

O consumo de gorduras é necessário para os diabéticos. No entanto, é importante o cuidado quanto ao tipo e a quantidade diária. Recomenda-se uso de óleos tipo ( canola, girassol, milho, etc..). A gordura visível de carnes e frangos deve ser retirada. É aconselhavel 10 a 25ml ( 1 colher de sopa) de azeite de oliva extra-virgem, no tempero dos pratos e saladas. Os óleos de peixe, ricos em ömega 3, devem estar presentes na dieta dos diabéticos, pela ação anti-inflamatória e protetora do sistema cardiovascular. O consumo de peixe deve ser 2 a 3 vezes na semana. Aconselha-se usar leite e derivados desnatados, pois a gordura presente nesses alimentos está relacionada com o aumento de colesterol e triglicerídeos.



Proteínas:

Proteínas de alto valor biológico, proveniente de clara de ovo, leite, peixes e carnes magras devenm fazer parte da dieta do diabético. Uma a trës porções de alimentos fontes de proteínas, distribuídas nas principais refeições, são necessárias para atingir as recomendações diárias.

Vitaminas e Minerais:
São encontradas em abundäncia em frutas e vegatais. O diabetes mal controlado também pode estar associado a deficiencia desses nutrientes. Diabéticos devem dar importäncia a aquisição diária desses nutrientes, através do consumo de alimentos naturais, principalmente hortaliças e frutas frescas.

Nenhum comentário: