terça-feira, 13 de março de 2012

Soja



Cultivada há seculos, esta leguminosa é consumida sob diversas formas:
feijão de soja, óleo de soja, queijo de soja ( tofu), molho de soja (shoyo), farinha de soja, leite de soja e o concentrado proteíco de soja, que posssui 75% da sua composição em proteínas.


A soja é rica em sais minerais e vitaminas A, C, E, e do complexo B, é uma excelente eliminadora de radicais livres e está repleta de proteínas de boa qualidade.Os benefícios da soja estão associados a prevenção do câncer, principalmente os cânceres de mama, cólon e próstata. É recomendado um consumo diário de soja e produtos que contenham este grão. Os efeitos da menopausa são controlados pela ingestão de soja, que também ajuda no fortalecimento dos ossos, evitando a osteoporose.


Um estudo analisou 38 trabalhos que avaliaram os efeitos da ingestão de soja sobre os lipídeos séricos. O consumo dessa proteína em substituição a proteina animal demonstrou que nos pacientes que utilizavam a soja houve uma redução de 9,3% no nível de colesterol total, 12,9% no LDL-colesterol e 10,5% nos triglicerídeos. Nesses estudos foram utilizados subprodutos proteícos da soja ( proteína isolada e proteína texturizada de soja).


O consumo recomendado é de 25 gramas de proteína de soja ao dia.

Nenhum comentário: