quinta-feira, 29 de março de 2012

Margarina Ou Manteiga??




A dúvida sobre esses alimentos sempre houve e teve um tempo na qual a manteiga era a vilã, depois quem obteve esse posto foi a margarina.

Bom, na verdade, as duas tem suas desvantagens no quisito gordura, pois eles são alimentos altamentes calóricos e gordurosos. O que difere entre eles é o tipo de gordura presente.

A gordura presente na manteiga é o colesterol, já que ele é um alimento rico em gordura animal, além dele encontramos também gordura saturada.

A margarina é obtida através da hidrogenação dos óleos vegetais, tornando-a rica em gorduras trans e gordura saturada. Quanto mais cremosa a margarina, mais rica em gorduras!!! Algumas margarinas favorecem a síntese de colesterol, as gorduras trans inibem a ação de enzimas específicas do fígado, podendo aumentar o colesterol ruim (LDL) e diminuir o colesterol bom (HDL).
Quanto ao processo a mais natural é a manteiga pois passa por menos processos industriais e recebe menos aditivos químicos que a margarina.

Estudos associam o consumo de gorduras trans com o aumento da incidëncia de problemas coronarianos, uma vez que essa gordura se acumula no interior dos vasos, podendo levar o fechamento total ou parcial, desenvolvendo assim o infarto. No entanto, algumas margarinas estão sendo produzidas sem gorduras trans, estando escrito no rótulo essa informação. Mas deve-se ter atenção a quantidade de gordura saturada, pois muitos acabam tirando a gordura trans e aumentam a saturada para dar mais sabor.

Frente esses dois alimentos, a manteiga se torna a opção mais saudável, a recomendação é não ultrapassar a quantidade de 1 colher de sobremesa rasa ao dia e opte sempre pela opção sem sal.

Porém, nos supermercado encontramos margarinas enriquecidas com com fitoesteróis que podem contribuir para a redução de colesterol LDL (colesterol ruim) no sangue. Fitoesteróis são substâncias semelhantes ao colesterol e encontradas em vegetais. São pouco absorvidas pelo intestino e competem com o colesterol, contribuindo para que este seja menos absorvido e, desta forma, auxiliam na redução dos níveis de colesterol total no sangue.


DICA: Experimente como substituto outros aimentos como por exemplo, azeite de oliva, queijo cotagge, requeijão light. 


Fonte: Adaptado Revista VivaSaúde



Lista dos Alimentos mais Saudáveis do Mundo!!!


 
Na edição da Revista Época, uma matéria falando sobre OS ALIMENTOS MAIS SAUDÁVEIS DO MUNDO, onde o nutricionista americano Jonny Bowden, selecionou os alimentos nas quais as pessoas dão pouca atenção, mas que deveriam frequentar o nosso prato mais vezes.

Abaixo segue a lista abaixo:




1- Sardinha: é rica em proteínas e possui minerais essenciais, como magnésio, ferro e selênio, que têm ação anticancerígena. Esse tipo de peixe também ajuda o organismo a liberar o mercúrio e tem altas concentrações de omega 3, um tipo de gordura “boa”, essencial para o funcionamento do cérebro, do coração e para a redução da pressão arterial.

2- Repolho: as folhas do vegetal contêm grandes concentrações de substâncias antioxidantes e anticancerígenas chamadas de indoles e sulforafanos. Uma pesquisa da Universidade de Stanford, nos EUA, apontou que o sulforafano é a substância química encontrada em plantas que mais eleva o nível de enzimas anticancerígenas no organismo. 

3- Folha de beterraba: geralmente jogada fora, é rica em vitaminas, minerais e antioxidantes. Contém carotenóides, pigmento natural dos vegetais que ajuda a proteger os olhos contra o envelhecimento. As folhas podem ser comidas cruas na salada ou refogadas, como espinafre.

4- Açaí: em suco ou misturado à comida, como é feito no norte do país, o açaí é uma das frutas com maior concentração de antioxidantes. Também é rica em gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas, que são benéficas e auxiliam na redução do colesterol ruim e na prevenção de doenças cardíacas. Para Bowden, os brasileiros que não consomem a fruta freqüentemente desperdiçam a benção que a natureza lhes proporcionou.

5- Goiaba: rica em fibras, minerais e vitaminas. Também possui grandes quantidades de licopeno, o mais antioxidante entre todos os carotenóides. O licopeno auxilia na prevenção do câncer de próstata e reduz os riscos de surgimento de catarata e doenças cardiovasculares.

6- Cereja fresca: tem altas concentrações de antocianina, um antiinflamatório natural. Deve ser comida ao natural ou misturada com iogurte ou vitaminas.

7- Chocolate meio-amargo: rico em flavanóides, que diminuem a pressão sangüínea e promovem o bom funcionamento do sistema circulatório, tem altas concentrações de magnésio, um mineral importante para mais de 300 processos biológicos do organismo.

8- Frutas oleaginosas: são as castanhas, as nozes e as amêndoas. Bowden afirma que todas trazem inúmeros benefícios, apesar do elevado teor calórico. Possuem muitos minerais, proteínas e altos níveis de Omega 3 e Omega 9.

9- Canela: ajuda a controlar o nível de açúcar e de colesterol no sangue, o que previne o risco de doenças cardíacas. Para usufruir dos benefícios da especiaria, basta polvilhar um pouco de canela em pó no café ou no cereal matinal.

10- Semente de abóbora: é uma grande fonte de magnésio. Para consumi-las, toste-as no forno e coma-as por inteiro, inclusive com a casca, que é rica em fibras.