Ele está no TOPO do ranking de alimentos capazes de preservar a saúde e a longevidade!!!!
O brócoli é rico em cálcio, aliado dos ossos, dos dentes e da pressão arteria normal, e também em ferro, indispensável para a integridade do sangue, ele ainda fornece porções generosas de ácido fólico, fundamental para o sistema nervoso;Vitamina A necessária para a visão e a integridade da pele; e Vitamina C, estimulante do sistema imunológico.
O brócoli é rico em antioxidantes, que protegem as células contra as agressões que ressultam em cäncer e aceleram o envelhecimento, e fibras, que ativam o intestino e auxiliam no controle do colesterol. Assim, suas qualidades são: anti-inflamatório, antibiótico, anticoagulante....
Pesquisadores da Universidade de Vanderbilt (EUA) descobriram que o
consumo de vegetais crucíferos, como brócolis e couve-flor, pode ajudar
no combate ao câncer de mama. Isso porque os vegetais são ricos em
compostos chamados glucosinolatos, que
apresentam propriedades anticâncer. Durante os estudos, constatou-se que
mulheres que comem 150 gramas de brócolis ou couve-flor por dia são 42%
menos propensas a morrer por câncer de mama.
Diversos estudos atestaram a capacidade do brócoli de defender as células contra toxinas causadoras de cäncer no estömago, nos seios, na bexiga e no intestino. Nos últimos anos, publicado no Cancer Prevention Research, os pesquisadores observaram redução de 40% nos níveis da bactéria H.Pylori, responsável por úlceras e também associada ao cäncer de estömago.
Modo de Usar: pelo menos 3 vezes por semana. Ao comprar , evite o que estiver com folhas amareladas - elas devem ser verdes e sem marcas. Deve-se cozinhar com água quente e manter a panela destampada durante o cozimento.
******************************************************************************************
RECEITA COM BRÓCOLIS:
Pastel de forno integral de brócolis
Ingredientes
- 1 Xícara(s) de farinha de trigo branca (comum)
- 1 Xícara(s) de farinha de trigo integral
- 1 Colher(es) de sopa de fermento em pó químico (Royal)
- 3 Colher(es) de sopa de azeite ou óleo de milho
- 1 Xícara(s) de leite morno
- 1 Colher(es) de chá de sal
- 1 Pitada(s) de noz moscada (opcional)
- 2 Xícara(s) de br[ocolis japonês cozido
- 100 Grama(s) de queijo parmesão fresco picado
- 100 Grama(s) de queijo emental picado
- 1 Colher(es) de sopa de manjericão fresco picado
-
Modo de Preparo
1. Numa vasilha funda, misture todos os ingredientes secos: as farinhas, o sal, o fermento e a noz moscada. Adicione o azeite e misture. Aos poucos, vá adicionando o leite morno.
2. Trabalhe a massa com as mãos, sovando bem até obter uma massa lisa e elástica. Cubra com um pano e deixe descansando por 20 minutos dentro do forno desligado.
3. Enquanto isso, prepare o recheio. Cozinhe o brócolis japonês, de preferência no vapor, escorra bem e amasse. Misture o queijo parmesão fresco picadinho bem pequeno (ou ralado, se preferir), o queijo emental picado fininho e o manjericão fresco picado. Amas
4. Após a massa descansar, trabalhe-a mais um pouco com as mãos. Agora é hora de montar os pastéis. Abra a massa com um rolo em uma superfície enfarinhada e corte no tamanho e formato preferidos ou retire pequenas bolas de massa e abra na palma da mão. Rechei
5. Rendimento: 6 pastéis de forno grandesFonte: Adaptada: Coleção Viva SaúdeReceita: www.recepedia.com