sábado, 11 de janeiro de 2014

Suco de fruta aumenta risco de diabetes tipo 2

Não é novidade nenhuma que é muito melhor comer fruta em natureza do que beber do seu suco. A fibra existente na fruta inteira permite que a absorção dos açúcares destes alimentos seja mais lenta do que na forma de suco. Em resposta a um suco de fruta o açúcar no sangue sobe muito rapidamente o que leva a uma resposta insulínica elevada e isso não é desejável.
Estudo publicado pelo British Medical Journal foram seguidos mais de 180 mil indivíduos ao longo de anos, foi verificada a incidência de diabetes tipo 2 e cruzaram-se esses dados com o consumo de frutas e sumos de fruta. Verificou-se que o consumo de sucos aumenta o risco de diabetes, mas que o consumo da fruta in natura diminui o risco de desenvolver a doença. Mirtilos, uvas e maçãs foram as frutas com melhores resultados e os investigadores também verificaram que trocar os sucos pelo consumo frequente de fruta inteira promoveu uma queda do risco de diabetes em, pelo menos, 7%.
Um outro estudo da revista Diabetes Care mostrou no ano passado que quem come mais legumes tem menos risco de desenvolver diabetes, assim como quem varia mais nas frutas e legumes usados diariamente.
Portanto, coma muitos legumes e prefira fruta in natura aos seus sucos.
 

Sensibilidade não celíaca ao trigo

Estudo publicado no The American Journal of Gastroenterology avaliou 276 pacientes diagnosticados com sensibilidade não celíaca ao trigo e fez uma revisão de literatura já que os mecanismos envolventes nestes processos são ainda pouco claros.
Denomina-se sensibilidade não celíaca ao trigo, quando não há confirmação de doença celíaca (alergia a todos os cereais que têm glúten), nem de alergia ao trigo, mas verifica-se um conjunto de sintomas não específicos que pode abranger o trato gastrointestinal, sistema nervoso, pele e outros órgãos. Pode incluir dor e distensão abdominal, dor de cabeça, confusão mental, formigueiro/dormência nas mãos e pés, fadiga, dor muscular, diarreia, eczema, perda ou aumento de peso, bem como distúrbios neurológicos e psiquiátricos.

Verificou-se melhoria dos sintomas com a dieta de eliminação e retrocesso com a reintrodução do trigo. De salientar que a proteína de vaca também causou reações adversas. 
Todos os intervenientes tinham síndrome do cólon irritável, pelo que podemos concluir que devem ser postas em cima da mesa opções de alimentação, antes do início de outro tipo de terapêuticas, que muitas vezes são muito agressivas

Leite de sementes!

Leite de vegetais é uma excelente opção para substituir o leite de vaca, seja no seu café da manhã e lanche, ou nas receitas saudáveis que sempre ensinamos. 
Possui maior digestibilidade que o de origem animal, aumenta os níveis de HDL (colesterol bom) do nosso corpo e é rico em antioxidantes. Cuidado, para não exagerar na dose: tomar meio copo por dia é a recomendação ideal. 
O mais interessante é que é possível fazer em casa o seu próprio leite de amêndoas, castanhas, nozes, macadâmia ou um mix delas. A escolha é sua, afinal, o método de elaboração é o mesmo, apenas a semente que irá mudar!
Segue abaixo o passo a passo:
 Texto adaptado por: http://www.mrcat.com.br



################################################################################



 
Leite de amêndoas

Esta preparação é rica em proteínas, cálcio, magnésio, potássio e vitaminas do complexo B.

Você pode usar este leite em vitaminas, shakes e bolos. Tem alto valor nutritivo e é muito saudável.

Ingredientes


•    1 litro de água mineral
•    1 1/2 xícara de amêndoas  (de molho por 8hs)
•    1 colher de sopa de mel
•    1 colher de chá de leite de coco
•    ½ colher de chá de fava de baunilha
•    1 pitada de sal

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador até incorporar bem e triturar toda amêndoa.
Coe em um fralda de pano bem fina.

O leite pode ficar na geladeira por até 4 dias.

Por Natalia Werutsky - Chefe e Nutricionista  
 
################################################################################
1 xíc. (chá) de aveia orgânica em flocos
-  1 e 1/2 - 2 xíc. (chá) de água filtrada
- essência de baunilha, canela em pó ou cardamomo a gosto (opcional)
- mel orgânico ou açúcar demerara ou adoçante natural estévia para temperar.
Modo de Preparo:
Deixe a aveia de molho na água por 1 hora. Bata todos os ingredientes no liquidificador e coe em peneira de malha fina. Guarde em frasco de vidro na geladeira por até 3 dias.
Fonte: Nutricionista Marilia Fernandes