segunda-feira, 9 de março de 2015

O TOMATE E SEUS BENEFÍCOS NA ALIMENTAÇÃO

Os benefícios do tomate para a saúde estão relacionados, em grande parte, ao fato dele oferecer boas quantidades de vitamina A e de ser uma excelente fonte de vitamina C.
A vitamina A é essencial para a visão, crescimento dos ossos e saúde da pele, a vitamina C fortalece o sistema imunológico, participa da formação de colágeno e está ligada a um menor risco de catarata e de certos tipos de câncer   como o de boca, de estômago e de mama. 
Graças as propriedades antioxidantes, ele pode prevenir algumas doenças como, por exemplo, o câncer de próstata, e contribuir para prevenção de doenças cardiovasculares.

Como escolher: Escolha tomates firmes, lisos, sem furos, manchas ou ferimentos. Prefira aqueles com aroma agradável, que permitam uma leve pressão dos dedos. Tomates amolecidos geralmente possuem uma maior quantidade de água, menos sabor e estragam com maior rapidez.

Fonte figura: Nutricionista Patricia Davidson

PÊSSEGO E SUAS PROPRIEDADES NUTRICIONAIS

O pêssego oferece uma série de substâncias antioxidantes, que estão associadas à prevenção de doenças crônicas, como o câncer, de doenças cardiovasculares e de outros problemas relacionados ao envelhecimento. Por ser rico em fibras, o pêssego ajuda a prevenir doenças cardiovasculares: as fibras contribuem para o controle das taxas de colesterol e de açúcar no sangue. O consumo de fibras também está associado à prevenção do câncer de cólon.
Ótima fonte de fibras alimentares, potássio, manganês, niacina, vitamina C e vitamina E, o pêssego também é rico em carotenoides e substâncias antioxidantes.



MARACUJÁ E SUAS PROPRIEDADES NUTRICIONAIS

Considerado um calmante natural, o maracujá contém uma substância que tem ação sedativa, mas que é encontrada basicamente nas folhas da fruta. O maracujá é uma boa fonte de vitamina C, que tem propriedades antioxidantes e contribui para o bom funcionamento do sistema de defesas do corpo.
A vitamina C também contribui para a melhor absorção de ferro. O maracujá também é fonte desse mineral, essencial para o transporte de oxigênio e a formação de glóbulos vermelhos no sangue.
O Maracujá é rico em vitamina C, potássio e manganês, o maracujá é fonte de ferro, magnésio, fósforo e zinco.
Antes de amadurecer, o maracujá pode ser guardado em local arejado e seco. Maduro, conserva-se na geladeira por duas a três semanas. A polpa do maracujá pode ser congelada e guardada por cerca de seis meses.

OS BENEFÍCIOS DO GRÃO DE BICO NA ALIMENTAÇÃO

O grão-de-bico, pode ajudar no controle do diabetes, na diminuição do risco de doenças cardiovasculares.
 O consumo de alimentos ricos em fibras nas refeições faz com que a pessoa se sinta saciada mais rapidamente, o que pode ajudar no gerenciamento do peso.
Entre os principais componentes das proteínas do grão-de-bico está o aminoácido triptofano. No organismo, essa substância se transforma em serotonina, um neurotransmissor relacionado às sensações de bem-estar e prazer.

O grão-de-bico é rico em fibras alimentares, fósforo, manganês, niacina e folato, vitaminas do Complexo B. Também é fonte de proteínas e ferro.