Uma dieta rápida, segura e eficaz, daquelas que prometem ótimos resultados em pouco tempo e com o mínimo de esforço. Esse é o sonnho de 60% da população brasileira (aproximandamente 114 milhões de pessoas), que sofrem com sobrepeso e obesidade.
As dietas radicais, restringem do cardápio um dos grupos de macronutrientes : carboidratos, proteínas ou gorduras. E muitas restringem também algumas das vitaminas e sais minerais neles existentes. Nosso organismo precisa dos nutrientes dos alimentos existentes na natureza para desempenhar suas funções. Suprimir um ou mais nutrientes podem causar sérias deficiëncias nutricionais. A curtíssimo prazo, algumas dietas podem até dar certo. O que não significa que elas sejam seguras e eficazes. Assim, dietas retritivas demais não surtem efeito porque não modificam hábitos. Por serem radicais, os adeptos de algumas dietas estão sujeitos a abandoná-las antes do prazo esperado. Ao restringir 100% de um grupo de nutrientes, provoca uma monotonia alimentar que pode encorajá-lo a abandonar a dieta.
Conheça agora algumas das fomosas dietas e porque devemos evitá-las:
Dieta da Proteína:
A dieta da proteína ou Dieta do Dr. Atkins restringe o consumo de carboidratos, como pães, massas e doces, e privilegia o de proteínas, como carnes, ovos e queijos. Legumes e frutas são proibidos e apenas alguns tipos de verduras são liberados.
Por que evitá-la?
Devido ao seu alto teor gorduroso ( que pode causar problemas cardiovasculares) e por banir os carboidratos ( que pode interferir na prática de atividade física). Além disso, elas são pobres em fibras, vitaminas e sais minerais, ou seja, ela é considerada uma dieta nutricionalmente inadequada. A falta de carboidratos gera sonolëncia, fraqueza e dor de cabeça.
Dieta do tipo sanguíneo:
Essa dieta foi desenvolvida pelo médico americano Peter D'Adamo, parte do princípio de que o tipo sanguíneo influencia o metabolismo de cada indivíduo. Por isso, alguns alimentos são recomendados e outros proibidos. Quem tem sangue do tipo O , por exemplo, deve consumir proteína animal. Já os do tipo A devem ingerir mais frutas e vegetais. Os do tipo B devem priorizar leite e seus derivados, e os do tipo AB podem fazer uso de porções equilibradas de todos os alimentos.
Por que evitá-la?
Alguns grupos são mais prejudicados que outros. Por exemplo, os portadores do tipo O não devem consumir frutas ou latícinios, enquanto os do tipo A devem manter distäncia de proteína animal. A dieta propõe o consumo de proteínas e gorduras, o que provoca uma sobrecarga renale aumentar o risco de doenças cardiovasculares.
DIETA MAIS QUE PERFEITA:
A dieta mais que perfeita é aquela que, em vez de restringir o consumo de certos alimentos, procura equilibrá-los.
A dieta ideal deve conter:
55 a 60% de carboidratos
20 a 25% de gorduras
15 a 20% de proteínas
É recomendado ainda ingerir de 20 a 30gramas de fibras ao dia.
Por que fazë-la?
Toda e qualquer dieta precisa ser individualizada e com o objetivo de reeducação alimentar. Ao contrário das dietas que pregam algum tipo de restrição alimentar, é segura porque contém todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo.Além disso ela previni efeitos colaterais indesejáveis, como deficiëncia nutricional, falta de carboidratos e o efeito sanfona, típico dos regimes que defendem o consumo exagerado de um determinado grupo de alimentos em detreminto de outro.
Fonte: Adaptada Revista Viva Saúde número 101.
Com base nas informações contidas acima, vale ressaltar, que DIETAS RESTRITIVAS SÃO TENTADORAS E PROMETEM PERDER PESO EM POUCO TEMPO, mas uma
DIETA SAUDÁVEL, COM ACOMPANHAMENTO DE UMA NUTRICIONISTA IRÁ ATENDER AS NECESSIDADES INDIVIDUAIS E SUAS CARACTERISTICAS PROMOVENDO ASSIM NÃO SOMENTE A PERDA DE PESO MAS TAMBÉM A REEDUCAÇÃO ALIMENTAR QUE SERÁ PARA O RESTO DA VIDA!!!!