Na terça-feira, 17 de julho, todos os focos estavam ligados para a reunião do FDA, agência norte-americana que regula as medicações e os alimentos naquele país. Tudo porque uma nova medicação para o combate à obesidade estava prestes a ser aprovada. E foi!
A perda esperada de peso chega a 10% do peso corporal, comparados a 5% da locarserina, outra medicação recém-aprovada pelo FDA. Os comprimidos terão 7,5mg de fentermina com 46mg de topiramato de ação prolongada ou 15mg de fentermina com 92mg do topiramato.
Quanto ao Brasil, cabe aguardar um posicionamento da ANVISA, que no ano passado proibiu a comercialização de qualquer derivado de anfetamina no território nacional. A fentermina, um dos componentes da nova droga, pertence à classe proibida.
"Previamente conhecido como Qnexa, o medicamento não teve o nome aprovado por haver similaridade com outros medicamentos já existentes no mercado norte-americano, podendo gerar confusão na prescrição ou na dispensação. Assim Qsymia foi o nome escolhido."
Fonte:Sociedade Brasileira de Diabetes