sexta-feira, 15 de junho de 2012

Emagrecimento - O ideal é associar uma dieta aos exercícios físicos!!!




        Um estudo realizado pelo Dr. Enette Larson-Meyer (Universidade de Wyoming, Estados Unidos) publicado na revista Medicine & Science in Sports & Exercise, demonstrou que a forma mais saudável de perder  peso é associando uma dieta de baixas calorias com a prática regular de exercicios físicos.O investigador avaliou 36 homens e mulheres com sobrepeso durante um período médio de seis meses.A idade média dos participantes do estudo foi de 39 anos de idade.
       Os participantes foram divididos em  três grupos: G1 (redução de 25% da ingestão calórica diária, mas sem exercícios), G2 (redução de 12,5% da ingestão calórica diária associada a prática regular de exercícios com um aumento do gasto calórico diário de 12,5%) e G3 (grupo de controles que seguiram com a sua dieta habitual e sem exercícios). Desta forma, o balanço calórico do G1 e G2 foi o mesmo, ou seja, 25% menor do que o habitual.
            Ao final do estudo, os participantes do G1 e G2  tiveram um balanço calórico diário 25% menor e a mesma perda de peso, ou seja, cerca  de 10% do peso corporal. No entanto, os autores do estudo observaram que os participantes do G2 (dieta com redução de 12,5% da ingestão calórica diária associada a prática regular de exercícios com um aumento do gasto calórico diário em 12,5%), obtiveram maiores reduções da pressão arterial e dos níveis de colesterol do sangue. Os autores do estudo concluíram que emagrecer fazendo um dieta associada à pratica regular de exercícios físicos proporciona maiores benefícios à saude, comparativamente a mesma perda de peso obtida exclusivamente através de uma dieta mais restritiva de calorias.
Fonte: Medicine & Science in Sports & Exercise.

Cirurgia bariátrica reduz o risco de um ataque cardíaco, diz estudo


 
         A obesidade é um importante fator de risco para a ocorrência de complicações cardiovasculares, como o infarto do miocárdio (ataque cardíaco) ou acidente vascular cerebral (derrame cerebral). A perda de peso através da cirurgia bariátrica, também chamada de cirurgia antiobesidade, é capaz de reduzir as taxas de complicações cardiovasculares em indivíduos adultos obesos. Esta é a conclusão principal de um estudo realizado por pesquisadores suecos.
         O estudo avaliou informações obtidas a partir de 25 centros públicos de cirurgia e, 480 centros de cuidados primários de saúde na Suécia. Um total de 2.010 indivíduos obesos submeteram-se à cirurgia bariátrica (grupo cirúrgico) e, 2.037 obesos receberam apenas o tratamento habitual, como orientações dietéticas e prática de atividades físicas (grupo controle).
          Os pacientes foram recrutados entre setembro de 1987 e janeiro de 2001.A análise dos dois grupos foi realizada em dezembro de 2009 (acompanhamento médio de 14,7 anos). O índice de massa corporal (IMC) mínimo exigido para a inclusão no estudo foi de 34 kg/m² para os homens e, 38 kg/m² para as mulheres. Os pacientes do grupo cirúrgico foram submetidos as seguintes modalidades de cirurgia: bypass gástrico (13,2%), banda gástrica (18,7%) e gastroplastia vertical (68,1%).
          As incidências de novos casos de infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral foram avaliadas em ambos os grupos de pacientes. O grupo submetido à cirurgia bariátrica apresentou uma taxa significativamente menor de eventos cardiovasculares (199 casos no grupo cirúrgico versus 244 casos no grupo controle).
      Os autores do estudo concluíram que, em comparação com os cuidados habituais, a cirurgia bariátrica associou-se a uma menor incidência de complicações cardiovasculares em adultos obesos.
Fonte: Journal of American Medical Association.