segunda-feira, 22 de julho de 2013

Reduzindo a retenção de líquidos

 
Estudo publicado no Planta Med. 2012  e no Acta Biochim Pol 2012    
indicaram que o uso de chás de: amora, hibiscus e rosa mosqueta todos possuem alto poder antioxidante, inibindo os radicais livres intracelulares, garantindo funcionamento adequado das células. Ter 40 anos e parecer 35, que tal? Silhueta mais fina sem a retenção excessiva de líquidos, grande propriedade do hibiscus.

Indicações e Contra-Indicações do consumo do Café!

Estas são apenas algumas idéias comprovadas pela ciência e pela nossa prática clínica de quem pode se beneficiar com o consumo de café e quem deve tomar cuidado com café. Quantidade, se pode ou não pode, interações, procure seu nutricionista.

Para quem é bom:

1 - Prevenir e tratar diabetes
2 - Aumentar o foco e a concentração
3 - Evitar depressão
4 - Reduzir risco de demências como Alzheimer e Parkinson
5 - Tratamento da obesidade
6- Melhorar o humor
7- Prevenção de algumas formas de câncer
8 - Melhorar a memória
9 - Ácido úrico elevado (dependendo de outros fatores)
10 - Estresse oxidativo alto

Quem precisa tomar muito cuidado:

1 - Gastrite e úlcera
2 - Esofagite de refluxo
3 - Hipertensão (pode ser bom ou ruim, dependendo de outros fatores)
4 - Doenças inflamatórias intestinais
5 - Cardiopatias
6 - Osteoporose
7 - Anemia
8 - Colesterol alto (depende da forma de preparo)
9 - Homocisteína alta
10 - Gestantes, crianças e lactantes

REFRIGERANTES SEM AÇÚCAR ACABAM COM SEUS RINS

Estudos compravam que uso de refrigerantes com adoçantes artificiais está cada vez mais relacionado com alterações na saúde. 
Já não bastavam as alterações nas funções pancreáticas e no peso, os rins também podem perder mais de 30% da sua função de filtração em apenas 11 anos, com consumo periódico destas bebidas. 
Evite refrigerantes e bebidas similares, com ou sem açúcar.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Doença de Alzheimer: Alimentação rica em gordura saturada e açúcares pode tornar o cérebro mais vulnerável!!!

De acordo com um estudo publicado na revista Neurology JAMA uma dieta com elevado teor em gordura saturada e açúcares reduz os níveis de ApoE( substância química do cérebro fundamental para proteger contra a doença de Alzheimer). A ApoE ajuda a reduzir a quantidade de proteína beta-amilóide no cérebro diminuindo , assim, a susceptibilidade para formar placas amilóides que interferem com a função neuronal. A proteína beta-amilóide quando não é removida (ligada à ApoE) torna-se tóxica. O estudo envolveu 20 idosos com níveis cognitivos dentro da normalidade e 27 idosos que tinha um comprometimento leve no pensamento, um precursor doença de Alzheimer. Os participantes tinham  em média 67 anos, e foram distribuídos aleatoriamente pelos 2 tipos de dietas contendo a mesma quantidade de calorias:
1) Elevado teor gordura saturada e açúcares
2) Baixo teor em gordura saturada  

Ao fim de 4 semanas as diferentes dietas conduziram a  mudanças nas quantidades de beta amilóide e ApoE no líquido cefalorraquidiano dos participantes, sendo que uma dieta com elevado teor em gordura saturada e açucares reduziu os níveis de ApoE.