quinta-feira, 7 de março de 2013

Excesso de açúcar está associado ao cäncer

Um estudo publicado s no “Molecular Cell” chegou à conclusão de que excesso de açúcar está associado aorisco de cäncer.
Há muitas investigações que mostram que a obesidade é uma das principais causas de diabetes. Mas não há muitos estudos sobre a diabetes e obesidade e o risco de desenvolvimento de cäncer.
Esta investigação espanhola veio trazer alguma luz sobre este assunto. O estudo constatou que elevados níveis de açúcar aumentam a atividade de um gene que está envolvido na progressão de carcinomas. A investigação avaliou as células intestinais e a forma como respondem ao açúcar e como sinalizam o pâncreas para a produção de insulina. No intestino, os açúcares  despoletam a produção de uma hormona conhecida por GIP (Gastric inhibitory polypeptide ) que aumenta a produção de insulina pelo pâncreas. O estudo apurou que a capacidade das células do intestino segregarem a GIP é controlada por uma proteína, a beta-catenina, sendo a atividade desta proteína dependente dos níveis de açúcar.
Um dos principais fatores para o desenvolvimento de vários tipos de cancro e que pode transformar as células saudáveis em células imortais são os elevados níveis de beta-catenina. Os investigadores verificaram que níveis elevados de açúcar induzem uma acumulação da beta-catenina, o que conduz à proliferação celular.
 
Portanto, alterações no metabolismo causadas pelo consumo de açúcar têm impacto no aumento de risco de desenvolvimento de cancros. Alteração dos hábitos alimentares como prevenção e durante o tratamento é, por isso, sempre necessária!


Fonte: http://www.cell.com/molecular-cell/home

Nenhum comentário: