Por ser tão comum e ter um baixíssimo custo, nem todo mundo se dá conta de que a sardinha esconde uma riqueza inestimável.
Muito se fala em salmão, que é rico em ácido graxo ömega 3, porém, não é todo mundo que consegue ter esse alimento na mesa, mas sabe-se que a sardinha parente do salmão, vive em temperaturas amenas,facilmente encontrada no litoral brasileiro, a sardinha é vendida nas feiras livres a um preço que normalmente cabe no bolso.
E por ser migratória e se movimentar muito, ela armazena a gordura como reserva energética além de se alimentar de algas ricas em ômega-3, por isso ela é rica nesse nutriente.
E ela não fica atrás do salmão por ser rica em nutrientes, pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina verificaram que ela tem até mais ácidos graxos eicosapentaenóico, conhecido como EPA, e o docosahexaenóico, o DHA. Esses ácidos diminuem o mau colesterol (LDL), as taxas de triglicerídeos e evitam a formação de coágulos nas artérias. Além disso, essa gordura chamada de poliinsaturada, diminui a pressão e altera a estrutura do sangue, facilitando a passagem pela rede de vasos existentes no organismo.
A sardinha não só contém ômega- 3 como fornece gorduras do bem minimizam a ação nociva de compostos inflamatórios. Ela também é fonte de proteínas de excelente qualidade, ideal para manter os músculos em dia, e fósforo, um mineral que participa da mineralização dos osso.
"Estudos recentes publicados no livro de David Servan-Schreiber, Anticâncer - Prevenir e vencer usando nossas defesas naturais, revelaram que o consumo da sardinha em lata, duas vezes na semana, reduz consideravelmente o risco de câncer de mama, cólon, próstata e rim.
RECOMENDAÇÃO: Acrescente peixe no seu cardápio, mínimo 2 vezes por semana.
Fonte:
Texto Adaptado Coleção Viva Saúde - Hipertensão
on Saúde Abril.
*************************************************************************
RECEITA DE SARDINHA:
Torta Expressa de Sardinha
Rendimento: 14 porções
Calorias por porção: 225Kcal
Ingredientes:
- 2 latas de sardinha sem o azeite
- 1 1/2 xícaras de leite
- 2 ovos
- 1/2 xícara de óleo
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher de fermento em pó
- 2 tomates grandes sem pele em rodelas
- 1 cebola
- 200 g de queijo mussarela ralado
- Sal
- Orégano
- Coloque a sardinha em um recipiente e pique em pedaços grandes
- Reserve
- No liquidificador bata o leite, os ovos, o óleo, a farinha de trigo, o sal e o fermento
- Espalhe metade da massa na assadeira untada
- Coloque a sardinha, o tomate, a cebola e o orégano por cima
- Cubra com o restante da massa, polvilhe o queijo ralado e leve para assar até dourar
Nenhum comentário:
Postar um comentário