segunda-feira, 15 de abril de 2013

Obesidade prejudica o cérebro

A obesidade induz alterações que já se sabem terem consequências na vida futura e não é só em termos de auto-estima. Um estudo recente publicado na revista Neurology, avaliou cerca de 6 mil indivíduos britânicos durante uma década e concluiu que as consequências vão muito além do aspecto físico.
Os indivíduos possuíam entre 39 e 63 anos e foram avaliados parâmetros como índice de massa corporal, triglicerídeos, colesterol, pressão arterial, glicemia, medicação tomada. Em termos cognitivos, foi avaliada a memória, semântica, fluência de discurso e raciocínio.
31% dos avaliados tinha valores metabólicos anormais, 38,2% tinha excesso de peso e 9,1% era obeso. O maior declínio cognitivo foi visto nos indivíduos com alterações metabólicas e nos indivíduos obesos.
Os resultados, desta década de estudo, não serviram para atingir conclusões finais, sendo a única certeza a de que as mudanças metabólicas, como a glicemia e o colesterol altos, influenciam a performance do nosso cérebro.
Os responsáveis pelo estudo garantem que é necessária mais pesquisa para olhar os efeitos dos fatores genéticos, ter em conta o tempo em que a pessoa é obesa, assim como observar os testes cognitivos ao longo da vida.
De qualquer forma, é mais um aviso para que inicie já um estilo de vida saudável para perder ou manter o seu peso.

Nenhum comentário: