Se pensarmos em praticidade, o atum em lata é um alimento que não exige nenhum truque de chefe de cozinha para ser preparado. Mas o ponto positivo mais importante do peixe está nos seus benefícios para a saúde, em especial a do coração. Em uma porção de 3 colheres (sopa) de atum enlatado obtêm-se 50% da recomendação da quantidade de vitamina B12 diária. Já pensando em um perfil antioxidante e combate a radicais livres, uma embalagem possui 65% da quantidade de selênio, além de ser um alimento fonte de magnésio e ter 56% do valor de proteínas necessárias para um dia.
O atum contém maiores doses deste nutriente conhecido como o mineral anti-estresse. São 41,8 mg. A deficiência deste mineral no organismo resulta em fadiga e carência de enzimas envolvidas na produção de energia. Prova disso é que uma pesquisa do Instituto de Psiquiatria da Inglaterra mostrou que os níveis deste mineral são mais baixos em pessoas que sofrem de depressão. O atum oferece mais quantidades desse mineral que, associado ao sódio, regula o equilíbrio da água no organismo e normaliza o ritmo do coração, além de auxiliar na redução da pressão sanguínea. São 361,9 mg contra 336,6 mg do salmão. O potássio também favorece o raciocínio claro, enviando oxigênio ao cérebro.
O atum contém 88 mcg de selênio, um antioxidante que previne o envelhecimento e o amadurecimento celular, afastando os risco de tumores. O atum, por sua vez, fornece 82,5 mcg. A substância também ajuda a manter a elasticidade dos tecidos e alivia os incômodos do período menstrual.
Atum (110g)
Calorias 146,3 kcal
Lipídios 27,50 g
Proteínas 5,06 g
Fósforo (mg) 303,6
Magnésio (mg) 41,8
Potássio (mg) 361,9
Selênio (mcg) 88
Vitamina A (mcg) 23,1
Cálcio (mg) 19,8
Fonte:texto adaptado minha vida
Nenhum comentário:
Postar um comentário