O Sul do Brasil produz a semente comestível da Auracaria angustifolia , conhecida como pinhão! Podendo ser consumido cozido na água ou na chapa do fogãoalenha. Tradicional de muitas famílias dos estados do RS/SC/PR!
O pinhão possui excelentes características nutritivas e energéticas.
Ele é um carboidrato de baixo índice glicêmico e contém amido resistente, essencial para a saúde intestinal e controle da glicose; é fonte de fibras e por isso dá bastante saciedade e melhora o funcionamento intestinal e ainda é inibidor de apetite, estimula a liberação de dois hormônios supressores de fome, o colecistoquinina (CCK) e o glucagon-like peptide-1 (GLP-1). Ou seja, é ótimo pra quem quer emagrecer!
Cada 100 gramas de pinhão temos 174 calorias, o que o torna um bom alimento para uma refeição intermediária ou até mesmo como pré-treino, pois ele tem grande quantidade de carboidratos (44 gramas de carbo em 100 gramas do alimento) com capacidade de liberação lenta de glicose para as células, mantendo esta energia disponível durante o período de exercício.
O pinhão contém minerais e vitaminas antioxidantes como vitaminas do complexo B e vitamina C, cálcio, zinco, fósforo, magnésio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário