quarta-feira, 14 de março de 2012

Compulsão por doces




Hoje vou falar um pouco sobre a compulsão por doces...

Sabe-se que o açúcar é um carboidrato refinado que possui um efeito devastador sobre a nossa saúde.

Ele está associado as seguintes doenças:

Diabetes mellitus;
Arteriosclerose;
Obesidade;
Aumento do ácido úrico sérico;
Aumento da incidência de cálculos biliares;
Diminuição da função imune;
Aumento da suscetibilidade à infeccão e ao câncer.


-O vicio por carboidratos, pode ser descrito como uma necessidade recorrente por amido, beliscos, junk food ou doces. O termo compulsão por doces ou "sugar craving" remete à relação entre carboidratos, insulina e apetite. O desejo por doces parece ser mais prevalente em mulheres do que em homens.

-O consumo de carboidratos refinado provocam um aumento rápido (e posterior queda) na glicemia e níveis de insulina, o que leva a maiores episódios de compulsão e aumenta o desejo por mais alimento (principalmente mais carboidratos).

-Outra justificativa para o consumo abusivo de doces baseia-se na modulação dos níveis de serotonina. A ingestão de carboidratos aumentaria a disponibilidade do triptofano (precursor da serotonina) no cérebro. Os carboidratos com alto índice glicêmico têm mais condições de promover síntese de serotonina e conseqüentes melhoras no humor. Para pessoas sensíveis, cujos níveis de serotonina são baixos, o açúcar funciona até mesmo como uma automedicação. O problema é que quanto mais consumimos carboidratos de índice glicêmico alto, mais rápido aumenta a serotonina, mas em contrapratida, mais rapidamente ela decai.

- Quanto maior ingestão de carboidratos refinados e quanto maior o estresse, mais o organismo elimina algumas vitaminas e minerais utilizados para processar esse "açúcar". A falta destas mesmas vitaminas aumenta ainda mais o desejo por doces.


Algumas dicas podem ser úteis para o combate à sua compulsão:

- Fazer diariamente 3 refeições principais e mais 2 pequenas refeições ao longo do dia para controlar seus níveis glicêmicos e a fome.

- Tenha certeza de que você come porções adequadas de carboidratos complexos, principalmente em refeições depois das quais você sente maior desejo por doces.


-A ansiedade aumenta a necessidade de doces, mas a prática de excercícios, juntamente com a alimentação balanceada e bem fracionada, ajuda a diminuir a ansiedade e o desejo de comer doces.

Nenhum comentário: