segunda-feira, 30 de abril de 2012

Saúde e Boa forma no inverno...saiba como manter!!!




 Estudos recentes mostram que as pessoas que se alimentam corretamente no inverno, perdem mais peso do que as pessoas que se cuidam da alimentação no verão.
No inverno, as pessoas tendem a procurar alimentos mais calóricos como massas, queijos, molhos gorduros, bebidas alcoólicas etc...Além disso, pela baixa exposição do corpo as pessoas se preocupam menos em manter a saúde. 





Para melhorar a sua alimentação no inverno, seguem abaixo algumas dicas:

  Abuse das sopas, mas fuja dos acompanhamentos como pães e queijo.( Evite misturar alguns alimentos na mesma sopa como: arroz, mandioca, batata doce e macarrão) 
 
 

Os queijos combinam muito com o inverno mas dë preferëncia aos queijos mais magros, como ricota, queijo branco e cottage. 

   
Abuse das frutas cítricas do inverno como morango,laranja, acerola, abacaxi, limão todas são ricas em Vitamina C e ajudam na imunidade.  
 

Use o azeite de oliva nas refeições. O azeite de oliva é um alimento funcional que ajuda no controle de doenças cardiovasculares e na prevenção do cäncer. ( Consumir 2 colheres de sopa de azeite por dia, mas não aqueça pois perderá suas propriedades funcionais).




O gengibre é um alimento termogënico, ou seja, ajuda a aumentar o gasto de calorias e isso ajuda a manter o peso e até ajudar no emagrecimento.( consumir 1 colher de já por dia seja em sucos ou em chás)



O fondue um dos pratos mais conhecidos do inverno pode se tornar mais light usando carnes magras, como filé mignon, molhos de queijo feitos com iogurte desnatado,  ou leite desnatado e chocolate amargo. 

 

  O consumo de água nessa época tende a diminuir...para isso andar sempre com a garrifinha de água no carro, na bolsa, no trabalho ( para saber quanto de água vocë deve ingerir multiplique seu peso por 35). 
Os chás são ótimas opções para aquecer o corpo e melhorar a saúde. ( Tomar 3 xícaras de chá verde ou branco após as principais refeições) 

 É sempre bom procurar um profissional nutricionista  para equilibrar sua alimentação nessa estação e manter bons hábitos o ano todo. Além dos cuidados com a alimentação no inverno, não podemos esquecer dos excercícios físicos e sua importäncia para manter a saúde e a boa forma.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Inibidores do Apetite e desenvolvimento da Hipertensão Arterial Pulmonar

       
     O  Brasil  está  entre  os  maiores consumidores  de  inibidores  do  apetite  do mundo  e grande parte desse consumo  está  relacionada  ao  controle  da  obesidade.
            As  drogas  anorexígenas  tipo  a  anfetamina não atuam apenas diminuindo o  apetite,  mas  exercem  ação  estimulante  central e no sistema cardiovascular. Todos  os  simpaticomiméticos  imitam  os  efeitos  da  adrenalina,  noradrenalina  e  dopamina.  Essas substâncias promovem o aumento da  pressão  sanguínea  e  batimentos  cardíacos,  dilatação  brônquica,  constrição  periférica  dos  vasos  sanguíneos,  dilatação  das  pupilas,  esvaziamento  da  bexiga  e  intestinos,  aumento  da  atenção,  sensibilidade  aos  estímulos,  perda  de  apetite  e  aumento  da  autoconfiança.  
              O  abuso  de  anfetaminas  e  seus  derivados vêm aumentando, especialmente  entre  os  jovens.  Fato  preocupante,  visto  que, com o passar do tempo, a maioria dos  usuários  tornam-se dependentes  e, muitos,  devido  à  tolerância,  aumentam  a  dosagem  dos  medicamentos,  favorecendo  o  aparecimento  de  complicações.  A  cardiotoxicidade  associada  ao  uso  de  anfetaminas  pode  se  manifestar  como  IAM, cardiomiopatia ou arritmia.
           Uma  patologia  associada  ao  uso  de  anorexígeno  em  longo  prazo  é  a  HAP  (hipertensão  artéria  pulmonar),  uma  doença  rara,  pouco  conhecida  e  extremamente grave, com  incidência anual
estimada  entre  uma  e  duas  pessoas  para  cada 1.000 habitantes por ano e representa  importante risco de óbito. 




       A hipertensão arterial pulmonar (HAP) é uma doença caracterizada pela proliferação e remodelamento vascular que resulta no aumento progressivo da resistência vascular pulmonar com conseqüente disfunção ventricular direita e finalmente óbito.
       Surge  em  consequência  da  elevação  da  pressão  sanguínea  nas  artérias,  devido  ao  estreitamento vascular que levam  o sangue  do  coração  para  os  pulmões.  A  onsequência do  incremento da pressão no  ventrículo  direito  é  sua  falência,  por i nabilidade  em  tolerar  o  aumento  da  pressão.
              Os critérios diagnósticos são: pressão  sistólica  da  artéria  pulmonar  (PSAP)  >  a  30  mmHg  e  a  diastólica  (PDAP)  >  a  15  mmHg , pressão média na artéria pulmonar  (PMAP) > 25 mmHg em repouso, ou > 30  mmHg  durante  o  exercício.  Estudos  desenvolvidos desde 1996 comprovam que  o  uso  por  mais  de  três  meses  desses  medicamentos  podem  provocar  a  doença . 
        Sabe-se  que  a HAP  é  uma  patologia  de difícil diagnóstico, mas é necessário que  a  nutriciosnita  esteja  atenta.  A nutrição tem  um  papel  importante  na  orientação  das  pessoas  quanto  ao  uso  indiscriminado  dos  inibidores  de  apetite,  principalmente  quando  usados  sem  indicação  para  tratamento  da  obesidade,  orientando  também  quanto  aos  efeitos  adversos  e  complicações  que  estes  fármacos  podem  acarretar  e  incentivar  o  paciente a  aderir mudanças necessárias no estilo  de  vida.  



Texto Adaptado ( Inibidores de apetite classificados como uma das condições relacionadas ao
desenvolvimento da hipertensão arterial pulmonar, Clecilene Gomes Carvalho ; Sérgio Ricardo Magalhães)

segunda-feira, 23 de abril de 2012

O chimarrão e suas propriedades bioativas

Bebida típica do gaúcho ajuda a protejer o coração!!!!!


           Tradicional no Rio Grande do Sul, o chimarrão (mate amargo preparado com água fervente em uma cuia) pode diminuir a incidência de aterosclerose - doença que resulta da oxidação do LDL (colesterol ruim), processo que induz a gordura a se depositar nas artérias e, entre outras complicações, leva a infarto e derrame.
            O consumo da erva-mate está ligado ao poder que ela tem de estimular a atividade física e mental, atuando sobre os nervos e músculos, combatendo a fadiga, a sede e a fome, sem deixar efeitos colaterais, como insônia e irritabilidade. Ela também tem fortes propriedades diuréticas e laxativas, por isso auxilia no emagrecimento. 
               Há comprovado pelos estudos é a presença de vários compostos pelos quais podemos atribuir efeitos benéficos  Estas substâncias são fitoquímicos chamados de compostos fenólicos, saponinas e metilxantinas. Os compostos fenólicos possuem ação e antioxidante (combate ao envelhecimento das células) e adstringente (propriedade de detergência, tipo fazer com que água e óleo se misturem ou de dissolver gases/flatulência em meios líquidos ou massa digestiva. As saponinas são responsáveis pela atividade antiinflamatória além de outras propriedades biológicas, já as metilxantinas, onde encontra-se a cafeína, agem sobre o sistema nervoso central dando o efeito estimulante que conhecemos.
               A bebida contém ainda alcalóides (cafeína, metilxantina, teofilina e teobromina), taninos (ácidos fólico e caféico), vitaminas (A, B1, B2, C e E), sais minerais (alumínio, cálcio, fósforo, ferro, magnésio, manganês e potássio), proteínas (aminoácidos essenciais), glicídios (frutose, glucose, rafinose e sacarose), lipídios (óleos essenciais e substâncias ceráceas), além de celulose, dextrina, sacarina e gomas.
                A água a ser posta deve estar quente, não fervida, pois pode queimar a erva e infundir gosto infeliz de "pneu queimado".
             Porém,  o chimarrão pode causar gastrite e esofagite, pela composição da erva ácida e água quente. Está relacionado ao câncer de lábio, esôfago e de língua.
O chimarrão pode fazer parte de uma dieta balanceada adicionando mais propriedades funcionais ao seu organismo.



Fonte: Texto Adaptado ( Meu nutricionista)
***************************************************************************

Receita:

Bolo de Erva-Mate com Coco

 

Ingredientes

5 ovos
15 colheres (sopa) de açúcar
12 colheres (sopa) de farinha de trigo peneirada
1colher (sopa) de manteiga
1 colher de fermento em pó
5 colheres (sopa) de Erva Mate peneirada
1 colher (sopa) de suco de limão
Cobertura
1 Lata de leite
Condensado
100g de coco ralado fino
100 ml de leite

Modo de Preparo

Bata as claras com o sal e o limão até que fiquem firmes. Aos poucos, acrescente o açúcar e continue batendo; coloque as gemas, uma a uma, e bata até ficar um creme uniforme. Desligue a batedeira e acrescente a farinha de trigo, a erva Mate e o fermento em pó, misture-a delicadamente. Unte com manteiga uma forma. Despeje a massa na forma e leve ao forno pré-aquecido em temperatura média por 40 minutos. Misture todos os ingredientes da cobertura. Leve ao fogo mexendo até engrossar. Coloque a cobertura, ainda quente, sobre o bolo pronto.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Decifre seus desejos...


 
Sabe aquela vontade que surge de repente de comer um doce? Para você, pode ser um simples desejo, mas, para seu corpo, pode ser um alerta de que o organismo não está funcionando como deveria.Saiba como identificar as mensagens que seu corpo manda quando necessita de nutrientes e aprenda a substituir os alimentos perigosos por outros, mais saudáveis!!!


Ai que vontade de .....


 
Chocolates e doces
O que significa: déficit de triptofano, ausência de cromo (relacionado ao metabolismo da glicose, do colesterol e de ácidos graxos) e queda de glicemia.
Pode provocar: ausência de triptofano causa sensações de depressão, ansiedade e irritação, enquanto a falta de cromo pode resultar em aumento do colesterol ruim (LDL ) e diminuição do bom (HDL ), hipertensão arterial, arritmias cardíacas e obesidade. Já a queda de glicose possui uma doença específica, a hipoglicemia. Os sintomas mais freqüentes são visão turva, fraqueza, dificuldade de concentração e, em casos mais graves, convulsão e coma.
Substitua por: os chocolates não são alimentos ruins. Eles possuem vitaminas e flavonóides, uma substância encontrada no cacau que age como um protetor cardiovascular. O perigo está no excesso, já que ele também é rico em gordura saturada, que são as mais prejudiciais ao organismo, e açúcar. Uma alternativa é recorrer às versões amarga e meio amarga,são menos calóricas e são considerados funcionais pois possuem os flavonóides importantes antioxidante que combatem os radicais livres.





Batata Frita
O que significa: carência de triptofano, desequilíbrio nos níveis de insulina ou falta de carboidrato.
Pode provocar: no caso do triptofano, sensações de depressão, ansiedade e irritação, e no da insulina, o diabetes.
Substitua por: pães, cereais, arroz e massas integrais. outra maneira é mudar o modo de preparo. Prefira a versão cozida ou assada do alimento e substitua o óleo de soja pelo de canola, que aumenta os níveis de hdl, o colesterol bom.











Hambúrguer
O que significa: falta de ferro (um nutriente que atua principalmente na fabricação das células vermelhas do sangue e no transporte de oxigênio para todas as células do corpo) e proteínas (moléculas orgânicas que participam da coagulação sanguínea, da formação de anticorpos e da construção de novos tecidos) provenientes da carne.
Pode provocar: a carência de ferro no organismo é conhecida por anemia, que pode acarretar fadiga generalizada, falta de apetite, palidez da pele e mucosas, principalmente na parte interna dos olhos e na gengiva.
Substitua por: carnes de frango e de peixe, que contêm menos gordura do que as vermelhas. Quando for o caso de consumir hambúrguer, prefira os caseiros, feitos com carnes e queijos brancos e verduras.

Desejo ou necessidade?
  Nem toda vontade de ingerir determinado alimento é falta de nutrientes. Há aquela também a popular gula, que acontece quando não apresentamos nenhum sintoma ou necessidade, mas queremos comer algo pelo simples prazer de degusta.

Fique atenta(o):

Quando a pessoa sente vontade de um determinado alimento como uma pizza, mas ao ingerir um lanche que pertence a um grupo alimentar diferente, com outros nutrientes — a sensação passa, não há com o que se preocupar. Mas é importante observar se essa vontade é por um alimento que normalmente não faz parte de seu hábito alimentar, ou se ela aparece em um período específico do dia .Assim, antes de sair em busca do alimento imaginado, é preciso procurar um especialista para avaliar o caso.
 
Aprenda a  se conhecer

Aprender a decifrar os sinais que o corpo manda também é uma das melhores maneiras de evitar o aparecimento de doenças. “É claro que os problemas para a saúde dependerão de qual nutriente está faltando, mas os maus hábitos alimentares estão relacionados a cânceres (no caso da falta de vitaminas antioxidantes) e à osteoporose (falta de cálcio), por exemplo. 


Fonte: Texto Adaptado Revista Viva Saúde

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Nutrição e Estética: Pele, cabelo, Unhas!




PELE

Alguns alimentos devem fazer parte de seu cotidiano para ter o resultado desejado.  Para uma pele saudável você deve se preocupar em comer e se hidratar bem. . Fique atenta para o que não pode faltar!

- Licopeno: é um antioxidante essencial para a pele. Ele não só retarda o envelhecimento, como ameniza seus sinais, já que o antioxidante age nas células, melhorando o aspecto da pele. Prova disso é que a indústria farmacêutica de cosméticos em Paris, já viu e já aprovou: vários cosméticos ou nutricosméticos já possuem em sua composição o licopeno. Você o encontra no tomate, na goiaba, ou no próprio suco de tomate. Há também a versão em cápsulas, em farmácias e casas de produtos naturais.


- Ômega-3: tem ação anti-inflamatória e é ótimo para acne e dermatites. Age como um lubrificante natural, atuando na hidratação da pele. É encontrado em peixes e na linhaça.

- Polifenóis: não dá para ter uma pele bonita e saudável sem os antioxidantes. Use e abuse dos polifenóis da uva ou das berrys – família das amoras. Pode ser cranberry, blueberry, blacberrys (amoras), açaí, ameixas, etc. As frutas vermelhas e roxas devem ser o seu alvo neste verão!

- Vitamina C e E: agem na fotoproteção da pele, diminuindo o efeito dos raios solares e, também, agem como antioxidantes, retardando o envelhecimento. A vitamina C, você sabe, pode ser encontrada na goiaba, laranja, limão. Já a vitamina E no óleo de amendoim ou nas castanhas.

- Zinco: exerce proteção contra a acne e tem função antioxidante. Podemos encontrá-lo em carnes, ostras, quinua, amaranto e amêndoas.

- Carotenoides: presentes em alimentos de cor amarelo-alaranjadas estimulam a produção de melanina, atuando também na fotoproteção da pele. A ingestão de cápsulas de betacaroteno 15 dias antes da exposição solar gera um bronzeado maravilhoso e reduz aspecto de vermelhidão pós-sol. Mas, cuidado com o excesso, pois a pele pode realmente ficar alaranjada!

- Água limpa e sem contaminantes: por fim, evite tomar água em embalagens de plástico, devido às contaminações do próprio plástico. Prefira águas em recipientes de vidro ou água de purificadores.




CABELOS


Os cabelos também sofrem com a queda e ressecamento. Alguns alimentos ajudam na missão de mantê-los saudáveis e bonitos.

- Pepino: é um alimento fonte de silício e enxofre que ajudam a deixar os cabelos fortes e estimulam o crescimento, pois eles estão relacionados com a formação da queratina, a proteína que estrutura o cabelo.

- Óleo de linhaça: é responsável por melhorar a aparência do cabelo, dando mais brilho. Pois possui ácidos graxos essenciais que atuam na organização da queratinização do couro cabeludo.

- Nozes e Castanhas: são oleaginosas fonte de zinco que age estimulando o crescimento do cabelo e ajudando a reduzir a oleosidade, uma vez que o zinco está ligado à síntese de proteínas, principal componente dos fios.

- Frutos do mar: são ricos em magnésio, nutriente essencial na formação de proteínas como a queratina que constrói os fios, atuando na renovação celular.

- Vinagre de Maçã: age contra a queda de cabelos e apresenta resultados tanto pela ingestão quanto pelo uso tópico.

- Feijões, Leite, Quinua, Carnes e Ovos: são alimentos ricos em aminoácidos que são os principais componentes dos cabelos, responsáveis por estimular o crescimento e fortalecimento dos fios.

- Carne vermelha: é rica em ferro que, quando em falta, ocasiona queda de cabelos.

- Frutas secas e sementes de girassol: são ricas em potássio, importante para a hidratação dos cabelos, já que controla o equilíbrio da água na haste capilar.

UNHAS

Quando há carência de nutrientes as unhas logo dão o sinal, ficando quebradiças, com elevações e manchinhas brancas. Para prevenir o problema e arrasar com aquele esmalte da moda, aposte em…

- Zinco: quinua, amaranto

- Queratina: ovo, frango, peixes

- Complexo B: gérmem de trigo, quinua, amaranto, arroz integral

- Vitamina C: goiaba, limão, mexerica

O zinco , o complexo B e a vitamina C são essenciais na produção de queratina, que é uma proteína fibrosa constituinte da unha.

Fique atento aos sinais:

Observe os sinais e sintomas do seu corpo. Ele é um ótimo sinalizador do que realmente está acontecendo.

- O aparecimento de listras na unha é ingestão insuficiente de vitaminas do complexo B.

- Se suas unhas estão secas e quebradiças é sinal de falta de cálcio e ferro.
- Unhas com manchas brancas não é sinal de presente à vista, como você acreditou quando criança, é sinal de carência de zinco ou selênio.
- Unhas disformes e com ondulações podem ser evidências intestino com problemas
. 

O mel e seus benefícios para a saúde!!!

             


       O mel é um líquido viscoso produzido pelas abelhas a partir do néctar das plantas e processado pelas suas enzimas digestivas. É armazenado em favos nas colmeias para servir de alimento para as abelhas trabalhadoras. Há muito tempo é reconhecido por suas propriedades terapêuticas. Os tipos de mel variam de acordo com a planta de onde é retirado o néctar, assim como da localização geográfica das plantas e do tipo de abelha produtora.
             Devido à variação da origem do mel, há diferenças na aparência, percepção sensorial e na composição. Seus principais constituintes são carboidratos, principalmente frutose e glicose, mas também mais 25 diferentes polissacarídeos. Contém conteúdos menores de proteínas, enzimas, aminoácidos, minerais, vitaminas, compostos aromáticos e polifenóis, que são antioxidantes. Os minerais mais presentes são: potássio, cálcio, fósforo, sódio, magnésio, selênio, ferro, manganês e cobre. Já as vitaminas que mais aparecem são as C, B2, B3, B5, B6 e ácido fólico.
             Uma colher (chá) de açúcar (aproximadamente 8 g) fornece cerca de 40 calorias, enquanto a mesma medida de mel contém 25 calorias. Com poder adoçante duas vezes superior ao do açúcar, a substância produzida pelas abelhinhas também é uma ótima opção para acompanhar cereais e até bebidas, de sucos a cafés, além de dar um toque a mais em pratos salgados.
            Possui ação anti-inflamatória e promove regeneração de tecidos em casos de cortes, machucados e queimaduras, acelerando o processo de cicatrização. Essa última função parece estar relacionada à presença de peróxido de hidrogênio. Devido ao seu conteúdo de oligossacarídeos, possui propriedades prebióticas, ou seja, serve de substrato para as bactérias benéficas do intestino.
            Um trabalho de revisão mostra que para obtermos os benefícios do mel para a saúde, devemos consumi-lo em doses maiores de 50 a 80g por vez. Porém, seu uso deve ser moderado e não deve ser consumido por crianças com idade inferior a 1 ano, em função do risco de contaminação pela bactéria chamada Clostridium botulinum, que causa o botulismo. O sistema imunológico das crianças nessa idade ainda não consegue se defender deste microrganismo

Doces derivados  

Própolis: em brotos e cascas de árvores, as abelhas coletam substâncias resinosas e a elas misturam enzimas salivares e cera que formam o produto, considerado um antibiótico natural. Pode ser usado no tratamento de faringites, amidalites, gripes, distúrbios intestinais, herpes e até câncer bucal.
Geléia real: substância secretada pelas abelhas jovens. Fortifica o organismo, evita o envelhecimento precoce e possui propriedades antibióticas e antiinfecciosas, combatendo de males respiratórios a úlcera e reumatismo.







*******************************************************************************

Receita :

Bolo Mel

 

 Ingredientes:

  • 4 colheres (sopa) de Leite em pó 
  • 1 xícara (chá) de açúcar mascavo
  • 1 colher (chá) de canela em pó
  • meia colher (chá) de cravo em pó
  • meia xícara (chá) de mel
  • 5 colheres (sopa) de Chocolate em Pó
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
  • 1 xícara (chá) de FIBRA MAIS NESTLÉ® moído
  • 2 colheres (chá) de fermento químico em pó
  • 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • margarina light , para untar
  • farinha de trigo , para polvilhar
Cobertura:

Meia xícara (chá) de açúcar mascavo
3 colheres (sopa) de suco de laranja

 Receita:( Nestlé)

Texto Adaptado Revista Viva Saúde

 


terça-feira, 17 de abril de 2012

Os Beneficios da Pimenta na Alimentação!!!




              

                Pesquisadores do mundo todo continuam descobrindo qualidades farmacológicas importantes na pimenta,  tanto do gënero piper ( pimenta-do-reino) como do capsicum ( pimenta vermelha). 
          Segundo pesquisadores, o condimento é rico em Vitamina A, E e C, ácido fólico, zinco e potássio.Tem, por isso, fortes popriedades antioxidades e protetores do DNA celular. A pimenta também contém bioflavonóides, pigmentos vegetais que previnem o cäncer. 
             A pimenta, graças a essas vantagens, já está classificada como alimento funcional, o que significa que além de seus nutrientes, possui componentes que promovem e preservam a saúde. Hoje, ela é usada como matéria-prima em numerosos remédios que aliviam dores musculares e reumatismo, desordens gastrintestinais e ajudam na prevenção de arteriosclerose. 
             Recentemente canadenses e holandeses vieram com uma história ainda mais picante: essa família ardida seria uma ótima ajuda para vencer a obesidade. As evidências vêm de um trabalho em parceria feito por cientistas da Universidade Laval, em Quebec, no Canadá, com cientistas do Centro de Ciências Alimentícias de Wageningen, na Holanda. Segundo o estudo, o fruto da pimenteira derreteria os estoques de energia acumulados em forma de gordura corporal. Isso graças à capsaicina, substância presente na parte mais esbranquiçada, onde ficam as sementes. É por isso que ingredientes com essa capacidade são chamados de termogênicos.


DOENÇAS QUE A PIMENTA AJUDA A PREVENIR


  • BAIXA IMUNIDADE
  • GRIPES E RESFRIADOS
  • HEMORROIDAS
  • INFECÇÃO
  • PRESSÃO ALTA
  • FERIDAS ABERTAS
  • ENXAQUECA 



*********************************************************** ****************


RECEITAS COM PIMENTA








GELÉIA DE MORANGO COM PIMENTA

Ingredientes
  • 1 caixa de morangos (ou amoras ou framboesas)
  • 2 pimentas dedo-de-moça picadas
  • 1/2 limão espremido e coado
  • 1 xícara de chá de açúcar demerara
Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes numa panela e deixe ferver por cerca de 10 minutos. Retire do fogo, coloque em um vridro e leve à geladeira. Sirva com torradas, cobrindo bolos, sorvetes, etc.
Fonte da receita: Revista Dieta Já!

Tempero base para marinadas de carne e frango
 
- 1kg de cebolas
- 1 xícara de azeite
- 1 xícara de vinagre
 - 4 colheres (sopa) de sal
- 1 colher (sopa) de pimenta
- 1 colher de cúrcuma

Modo de preparo:
Liquidificar tudo e guardar em um vidro na geladeira. Serve para todo tipo de prato salgado. Usar uma base de oito colheres (sopa) por quilo de carne.

Azeite com Pimentas (tempero para saladas ou para uso em diversas receitas)
Esse azeite fica muito saboroso e picante, podendo ser usado com carnes de aves ou carnes vermelhas.
- 300 ml de azeite de oliva
- 200 ml de óleo de girassol
- 4 pimentas malaguetas

Modo de preparo:
Lave as pimentas e seque-as, cuidadosamente, sem retirar os pedúnculos. Coloque os óleos e as pimentas em uma garrafa esterilizada e completamente seca, deixe por alguns dias antes de usar.
(validade aproximada de 1 mês)


Fonte:Adaptada Coleção: O Poder Curativo da Pimenta


sábado, 14 de abril de 2012

O PODER da MAÇÃ na alimentação!!!!





Basta uma unidade por dia para você derrubar os riscos de ter alguns tipos de tumor, principalmente o de intestino além disso ela reduz o colesterol e ajuda a prevenir até o mal de Alzheimer!!!!!!

           Saborosa e irresistível, a maçã (Pyrus malus) possui nutrientes que estimulam as funções orgânicas e ajudam a prevenir várias doenças. É recomendada para pessoas com problemas de intestino, obesidade, reumatismo, gota, diabetes, queda de cabelo, e doenças da pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso.  Sua fama vem das fibras, encontradas em abundância na casca, capazes de facilitar a digestão, regular a atividade intestinal e moderar o apetite. 
       Tanto a polpa quanto a casca são ricas fontes de vitamina C e de importantes sais minerais, como cálcio, fósforo e potássio, magnésio e fibras.
       Os britânicos dizem que "uma maçã por dia mantém o médico à distância", e estudos recentes têm reforçado a afirmação.  
       Um estudo realizado pelo Núcleo de Pesquisa em Alimentos Funcionais da PUC-RS constatou que as mosquinhas que consumiam maçã viviam 30% a mais que as outras e com a saúde bem melhor.
     Os cientistas explicam: é que a maçã é composta por um conjunto de substâncias que previnem a formação de radicais livres.
        A maçã resiste bem às variações de temperatura e pode ser conservada tanto dentro quanto fora da geladeira. Em temperaturas mais baixas, no entanto, ela tem uma duração maior.
       Para aproveitar as vitaminas, o ideal é consumi-la com a casca.
      A melhor escolha é a fruta que apresenta casca de cor acentuada e brilhante, polpa firme, sem partes moles e furos.
       A safra vai de janeiro a maio, mas é encontrada o ano todo. 



*****************************************************************************
RECEITA:



                   Bolo integral : maçã, castanha e canela 


Ingredientes:
 
2 xícaras de chá de farinha de trigo integral fina
1 1/2 xícara de chá de açúcar
demerara ou mascavo
2 ovos
3 colheres de sopa de óleo
1 copo de água ou leite
1 maçã
fuji picada
1 pires de castanha do Pará picada
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de sopa de fermento

Modo de preparo:
1) Bata as claras em neve e reserve;
2) Misture os ovos, a água, a farinha, o açúcar e o óleo. Bata na batedeira por aproximadamente 5 minutos.
3) Com uma colher misture as claras em neve, depois o fermento e por último a maçã, as castanhas e a canela.
4) Coloque em forma untada com óleo e farinha integral
5) Asse em forno médio, pré aquecido por aproximadamente 40 minutos.

 


Fonte: Adaptada Coleção Viva Saude.


sexta-feira, 13 de abril de 2012

Alimentação ......Recuperação pós-treino...

         


    A recuperação após o exercício representa um desafio. Entre os objetivos mais importantes    da      nutrição estão a reposição de estoque glicogênio, carboidrato armazenado para fonte de energia nos  músculos e no fígado, ingestão de proteínas para reparação muscular e a reposição de eletrólitos e líquidos perdidos pela transpiração.
            
               Aqui estão algumas dicas para  auxiliar depois dos treinos:
  • Para repor o glicogênio que foi utilizado pelo músculo durante o treino é necessário a ingestão (até 1 hora depois da atividade) de alimentos fonte de carboidratos de alto índice glicêmico: cereais não integrais, frutas, massas, batata, mandioca, pães, são os alimentos que devem estar com maior frequência em seu cardápio, afinal, são os que fornecem energia e disposição. Se o consumo de alimentos não for possível, utilize algum suplemento como barras energéticas ou bebidas esportivas.
  • Não consuma apenas uma fruta, pois esta contém frutose um carboidrato que não eleva tanto a glicemia para recuperação do glicogênio dos músculos, por isso associe seu consumo com outro carboidrato.
  • Até duas horas após o fim do exercício, faça uma refeição completa com carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais.
  • Com relação à ingestão de proteínas (carnes, ovos, leite), estas também têm sua importância, alias são as responsáveis pela construção e reparo dos músculos. É interessante que junto com o carboidrato fosse ingerido uma porção de alimento rico em proteína para melhor recuperação das fibras musculares. Além disso alguns estudos mostram que a combinação de carboidrato com aminoácidos também melhora a recuperação do glicogênio muscular.
  • O consumo de vitaminas, minerais e antioxidantes também é importante. Consuma frutas, vegetais e alimentos ricos em ômega-3 como peixes e semente de linhaça. Esses alimentos repõem as perdas de minerais e fornecem substâncias que impedem a ação dos radicais livres produzidos pelo exercício.
  • Se a refeição depois do exercício for o café da manhã, combine carboidratos (pães, cereais – granola, flocos de quinua, aveia) com proteínas (leite de soja, iogurte, peito de peru, ovo) e ainda um alimento ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes como frutas ou suco de frutas com vegetais (suco de maçã, limão e couve, ou suco de melancia com hortelã e gengibre).
  • Se a refeição for um almoço ou jantar, consuma uma fonte de proteína magra (carne vermelha sem gordura ou peito de frango) ou peixes ricos em ômega-3 (salmão, atum, sardinha) combinados com alimentos ricos em carboidratos (quinua, arroz, feijão, batata doce, mandioquinha ou massas). E ainda vegetais e frutas variadas.
  • Dê atenção para a hidratação. Beba bastante água, água de coco e sucos ao longo do dia.
  • Evite bebidas alcoólicas, pois estas atrapalham o metabolismo do carboidrato prejudicando a recuperação dos músculos, além se serem diuréticas piorando a hidratação.
  • Evite alimentos ricos em gorduras saturadas e trans (gordura das carnes, creme de leite e dos produtos industrializados), esse tipo de gordura deixará você com uma sensação de peso no estômago, além dos prejuízos para a saúde. Prefira sempre as fontes mais saudáveis como azeite, a gordura presente no peixe, abacate, nozes e castanhas e óleo de coco.

Fonte: Adaptado Guia de Nutrição Desportiva

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Whey Protein para ganhar massa e força!!!!



           
                      A proteína extraída do soro do leite tem emergido como o principal suplemento alimentar indutor e acelerador de ganhos no tamanho e na força muscular. No começo, ele era visto apenas como um produto feito dos restos da fabricação de queijos descartados, mas passou a ganhar milhares de adeptos depois que pesquisas apontaram suas qualidades nutricionais.
                    O soro do leite funciona bem quando é tomado logo depois de um treino, principalmente quando combinado com carboidratos simples, já que a combinação aumenta a liberação de insulina e promove a captação dos aminoácidos essenciais necessários para a produção de músculos. Estudos recentes, entretanto, mostram que uma dose de 25 gramas de whey protein já é suficiente para maximizar o músculo após o treino, sem que exija mais carboidratos simples para impulsioná-lo .
            Desde que a proteína passou a ser comercializada, a sua popularidade tem crescido, principalmente por causa dos efeitos claros quando utilizada junto com exercícios intensos de peso.

ATENÇÃO!!!!

      Apesar de todos os benefícios da proteína do soro do leite, esse tipo de suplemento deve ser consumido apenas sob orientação de uma nutricionista, Todo suplemento pede acompanhamento, pois cada pessoa tem uma necessidade e uma resposta diferente ao uso.
   Os riscos da suplementação sem a orientação de um nutricionista é ingerir quantidades excessivas de proteína e sobrecarregar o rim. O excesso não é estocado no organismo e acaba eliminado pela urina. Além disso, algumas pessoas podem ser alérgicas à proteína do leite e não devem consumir este tipo de produto.
      E não adianta tomar suplemento sem ter uma alimentação adequada!!!


Fonte: Adaptada On Whey Protein

terça-feira, 10 de abril de 2012

Farinha de Feijão Branco ajuda a emagrecer sem passar fome!!!

            

                 As propriedades do feijão branco colocaram este alimento na lista dos mais procurados por quem quer perder peso. A responsável é a proteína presente nesse feijão, a faseolamina, que inibe a absorção de glicose (amido) pelo organismo, auxiliando no processo do emgarecimento e no o controle do diabetes.
             Além disso, ela possui alto teor de cálcio, fazendo de sua farinha uma importante aliada na manutenção da integridade dos ossos e, como consequëncia, na prevenção da osteoporose. 
            Os benefícios da farinha de feijão branco para a dieta estão relacionados, principalmente a quantidade de fibras que carrega.  As fibras são parte essencial do bom funcionamento do intestino e ajudam a dar uma maior sensação de saciedade, importante para o emagrecimento
                  A faseolamina por ser uma proteína é desnaturada quando cozida. Sendo assim, para aproveitar ao máximo os benefícios desse alimento, a melhor maneira de consumi-lo é na forma de farinha. Para obter essa consistência, após lavar e secar o feijão, bata-o no liquidificador, peneire e conserve em geladeira.

         RECOMENDAÇÃO:
                  Ingerir no máximo, 30 a 40 dias uma colher de café antes do almoço, diluída em uma pequena quantidade de água. 
                O feijão cru tem toxinas, que em grandes quantidades podem ser prejudiciais à saúde, causando diarreias, por isso é melhor assim do que em farinha. Para fazer a farinha é muito importante prestar atenção na qualidade do produto escolhido. Sendo assim, o feijão deve ser cozido, desidratado e moído. A também a versão em cápsulas.

Fonte:
 Texto Adaptado: on Minha Vida

***********************************************************************





RECEITAS COM FEIJÃO BRANCO:





















Pão com farinha de feijão branco


 Ingredientes
10 colheres de farinha de trigo
3 colheres de farelo ou farinha de feijão-branco
6 colheres de água
1 colher de cafezinho de fermento
Uma pitada de sal e uma de açúcar

Modo de preparo
Misturar tudo até formar uma massa lisa. Colocar em uma forma e deixar descansar por 30 minutos. Depois disso, com a massa crescida, faça bolinhas, pincele com óleo de oliva e jogue um pouco de farinha de trigo por cima. Por último, faça um corte em forma de "x" no centro da bolinha e coloque no forno por mais ou menos 15 minutos. Forno deve ficar a 180ºC, forno médio.



























Salada de Feijão          Branco com Tomates Seco


Ingredientes:
  • 1 xícara de ervas frescas picadas (salsinha, abobrinha e orégano)
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 1 lata de feijão branco em conserva ou cozido
  • 6 tomates secos picados
  • 1 dente de alho amassados
  • sal a gosto
 Modo de preparo:
Em uma tigela, coloque o alho, azeite, ervas e sal.
Misture bem, amassando com um socador.
Em seguida, junte o feijão e os tomates secos, mexendo com cuidado.
Reserve. Em uma saladeira, disponha a mistura feita na tigela e sirva.
Rendimento: 4 porções
Tempo: 60 minutos