quarta-feira, 19 de junho de 2013

ALHO NEGRO: UM SUPERALIMENTO



O alho (Allium sativum) botanicamente,é classificado pela família das liliáceas, que possui mais de 700 espécies, incluindo: cebola, alho poró e cebolinha. É usado há milênios, numa variedade de funções tanto na culinária, como para recurso terapêutico, tratando diversas doenças.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o alho é considerado um alimento funcional, por ser capaz de trazer benefícios à saúde de quem o consome com certa regularidade. Sua ação é auxiliar no tratamento da hiperlipidemia e hipertensão arterial leve, além de prevenir a aterosclerose

Vários são os compostos sulfurados presentes no alho que proporcionam esses benefícios, mas o componente biológico mais ativo é a alicina. Responsável pelo odor característico do alho, vários estudos demonstraram que a alicina tem poder de atividade antibacteriana, antifúngica, antiparasitária, além de auxiliar na redução do colesterol, pressão sanguínea e no estresse oxidativo. Já em relação ao câncer, estudos mostram que, a alicina reduziu a viabilidade de células cancerígenas gástricas, o que sugere uma diminuição na proliferação dessas células, evitando assim, a progressão da doença, podendo ser utilizada tanto na prevenção quanto no tratamento.

Atualmente, destaca-se cada vez mais o uso do alho negro na culinária. De origem Coreana, o alho negro foi desenvolvido a partir do alho fresco normal pelo processamento de envelhecimento, submetido há uma elevada temperatura (65-80° C) e elevada umidade (70-80%) controlado por um período de 30-40dias. Com sabor doce e sútil,podendo ser consumido cru ou cozido, vem sendo utilizado nos pratos dos chefs de vários restaurantes internacionais e  brasileiros. Seus benefícios para a saúde estão despertando cada vez mais interesse também  pelos pesquisadores.

Em 2007,  um estudo japonês, avaliou  o uso do alho negro em ratos com cäncer, e observaram que o alho negro teve ação anticäncerigeno. Outro  estudo, realizado em 2011, por pesquisadores da Coreia, analisaram o potencial do extrato clorofórmico de alho negro, no estresse oxidativo, e observaram que, o alho negro além de amenizar a atividade de moléculas de adesão, reduziu a produção de fator de necrose tumoral alfa (TNF-alfa) induzida por espécies reativas de oxigênio (EROs) e inibiu a ativação de fator de transcrição kappa B (NFkB), resultados que fornecem novas evidências da atividade anti-inflamatória deste alimento.

Assim, pode-se concluir que, tanto o alho negro como o alho fresco, possui propriedades antiinflamatórias, antioxidante, hipoglicemiante e hipocolesterolêmica. Além disso, o processo de envelhecimento do alho não altera as suas propriedades.







*Texto acima elaborado pela Nutricionista Alice Aparecida Carniel CRN1528





REFERËNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  AMAGASE, H. et al. Intake of garlic and its bioactive components. Journal of Nutrition, Bethesda, v.131, p.S955-S962, 2001. Disponível em: <http://jn.nutrition.org/cgi/ reprint/131/3/955S>. Acesso em: 15 ago. 2009. doi: 0022-3166/01.

AGARWAL, K.C. Therapeutic actions of garlic constituents. Medicinal Research Reviews, Rhode Island, v.16, n.1, p.111-124, 1996. Disponível em: <http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/(SICI)1098-1128(199601)16:1%3C111::AID-ME D4%3E3.0.CO;2-5/pdf>. Acesso em: 02 maio. 2013.

HOLUB, B.J. et al. Organosulfur compounds from garlic. In: SHI, J. et al. Functional foods: biochemical and processing aspects. Whashington:CRC, 2002. Cap.7, p.213-238.

MIRON, T. et al. A spectrophotometric assay for allicin, alliin, and alliinase (alliin lyase) with a chromogenic thiol: reaction of 4-mercaptopyridine with thiosulfinates. Analytical Biochemistry, United States, v.307, n.1, p.76-83, 2002. Disponível em: <http://www.sciencedirect.com/science?_ob=MImg&_imagekey=B6W9V-46BSFYH-C 3K&_ cdi=6692&_user=687355&_pii=S0003269702000 106&_origin=search&_coverDate=08%2F01% 2F2002&_sk=996929998&view=c&wchp=dGLzVlb-zSkWA&md5=829c0638be4b47db 689d557d55ced2 7e&ie=/sdarticle.pdf>. Acesso em: 02 maio. 2013.

 Quintaes, K.D. (2001). Alho, nutrição e saúde. Revista NutriWeb, v.3. Disponível em: . Acesso em: 02 de maio de 2013.

terça-feira, 18 de junho de 2013

Autismo: Eficácia da dieta sem gluten e sem caseina

Muitos têm sido os relatos da eficácia de uma dieta sem caseina e sem gluten na melhoria dos sintomas do autismo. Estes relatos vêm sob a forma de estudos cientificos, ou da experiência pessoal que médicos e nutricionistas que aplicam esta dieta e claro, de todos os pais que a implementaram nas suas crianças (segundo as informações dos pais, esta dieta pode ter resultados benéficos em cerca de 69% das crianças.  Este estudo ,  publicado em Abril de 2010,  conclui que a aplicação da dieta teve um efeito muito positivo no comportamento destas crianças. Trata-se de um dos primeiros estudos de longa duração (24 meses). Assim, essa dieta é eficaz, a alteração no comportamento não é evidente em todas as crianças, mas em muitas. Mas a quase totalidade nota melhorias a nivel intestinal.
  Continuamos por isso a considerar esta dieta como a 1ª linha de tratamento alimentar para estas crianças. Depois, como cada caso é um caso, o tratamento dietético é ajustado de acordo com as alterações bioquimicas e comportamentais encontradas.

domingo, 16 de junho de 2013

Maior consumo de doces: associação com a resistência à insulina!

Segundo um recente estudo apresentado pela Society of Nuclear Medicine and Molecular Imagingresistência à insulina está associada, particularmente, a uma ingestão excessiva de alimentos doces. Justifica-se que isto se deva a uma disfunção nos mecanismos centrais de regulação do apetite e prazer. A dopamina é considerada uma substância ligada à sensação de prazer e bem-estar no cérebro. De acordo com os investigadores  os indivíduos resistentes à insulina apresentam uma menor libertação de dopamina no cérebro após ingestão de açúcar. A dopamina está relacionada com o sistema de recompensa e prazer, que parece não funcionar normalmente nestas pessoas. Os pesquisadores investigam que isso poderá levar ao consumo alimentar excessivo de forma a compensar a resposta atenuada.
O resultado desse estudo define, assim,  um caminho para novos estudos clínicos utilizando métodos de imagem molecular que avaliem a ligação de hormonas periféricas com sistemas de neurotransmissores cerebrais e a  sua associação com comportamentos alimentares.
Este trabalho pode ajudar a desenvolver novas  intervenções (por ex. Medicação ou modificações do estilo de vida) para indivíduos resistentes à insulina, em fase inicial, de modo a neutralizar a deterioração que leva à obesidade e / ou diabetes.

terça-feira, 11 de junho de 2013

Mitos na nutrição esportiva

Mitos na nutrição esportiva 
 

Ingerir mais proteína do que o recomendado pelas diretrizes pode ser maléfico para a saúde renal!
Está muito bem estabelecido na literatura científica que indivíduos com problemas renais devem manter uma ingestão moderada de proteínas. No entanto, pessoas com rins saudáveis não se prejudicariam em ingerir mais proteínas do que as atuais diretrizes recomendam. Resta saber apenas se existe a necessidade de tal ingestão ser elevada, já que ingerir proteína em excesso também pode proporcionar acúmulo na gordura corporal.
 
Ingerir frutas descomedidamente não interfere o resultado de uma dieta para perda de gordura corporal!
As frutas, apesar de serem ótimas fontes de vitaminas, sais minerais e fibras, são ricas em frutose. Este carboidrato não é facilmente utilizado como fonte energética, pois precisa ser convertido em glicose no fígado anteriormente, dependendo dos níveis hepáticos de glicogênio. Quando o objetivo é reduzir a gordura corporal, a ingestão de frutas deve ser muito bem controlada durante o dia.

Ingerir carboidratos a noite engorda!
Quando consideramos praticantes de atividade física, essa afirmação acaba sendo bem relativa. Por exemplo: um indivíduo que se exercita logo pela manhã deve ingerir carboidratos na noite anterior ao treinamento, para não acordar com as reservas de glicogênio depletadas. Ou seja, a ingestão de carboidratos durante o dia deve variar de acordo com o horário do treinamento. Via de regra, podemos considerar os horários mais importantes para se ingerir carboidratos: desjejum, refeição pré-treino e refeição pós-treino.
 
Whey protein é o melhor suplemento protéico!
Realmente a whey protein é uma excepcional fonte protéica, mas seu uso deveria ser restrito em momentos em que necessitamos de uma fonte protéica de rápida absorção, como por exemplo: logo antes do treino, imediatamente após o treino e no desjejum. Em outros horários, principalmente antes de dormir, deve-se dar preferência para suplementos fonte de proteínas com uma absorção mais lenta, como os mix protéicos.
 
Para reduzir gordura corporal é necessário apenas manter uma ingestão calórica inferior ao gasto energético.
Se essa fosse a única consideração a ser feita quando o objetivo é perda de gordura, a famosa dieta dos pontos faria ainda mais sucesso. Controlando apenas a ingestão calórica, realmente consegue-se reduzir o peso corporal. No entanto, não é possível controlar a qualidade desta perda. A distribuição dos nutrientes, assim como os horários corretos em que cada um deve estar presente é tão importante quanto o valor calórico total ingerido diariamente. Isso vale tanto para perda de gordura corporal, quanto para aumento de massa muscular.
 
A suplementação com creatina é comprovadamente maléfica à saúde!
Se isso fosse verdade, precisaríamos comprar carne no açougue com receita médica, visto que a carne vermelha é um alimento fonte dessa substância. A creatina é um dos suplementos mais bem documentados cientificamente e até o presente momento não existem estudos apresentado qualquer relação entre a suplementação correta de creatina e malefícios à saúde.
 
A ingestão de gorduras deve ser reduzida ao mínimo na dieta!
A ingestão de gorduras, dentre inúmeros outros benefícios, está relacionada com a produção do hormônio testosterona. Uma ingestão menor do que 20% das calorias totais provenientes de lipídios, acarreta em perda de performance e malefícios à saúde. Lembrando que apenas um terço da ingestão de lipídios deve provir de fontes saturadas e os dois terços restantes de fontes insaturadas.
 
Em um dia da semana eu posso comer o que quiser e gostar sem me preocupar!
O famoso dia do lixo pode destruir toda a dieta bem feita durante a semana caso não sejam respeitadas algumas regras básicas. Nos períodos em que se almeja a redução da gordura corporal, o ideal seria elevar a ingestão calórica em, no máximo, 1000 calorias ao dia. Isso equivale a uma refeição bem elaborada. Aquelas pessoas que consideram o dia do lixo como o fim de semana inteiro, começando a gulodice na sexta-feira à noite e terminando no domingo à noite, terão uma maior dificuldade para obter os resultados desejados.

Suplementos alimentares não são necessários para melhora na performance e composição corporal!
Para obtermos uma melhora significativa na performance e na composição corporal, precisamos ingerir todos os nutrientes necessários nos horários adequados. No entanto, nem sempre conseguimos fazer todas as refeições em determinados horários, seja por motivos de trabalho, estudo ou outras atividades. Nesse caso, o suprimento dos nutrientes pode muito bem ser realizado por meio de suplementos alimentares. Considerando os treinamentos, logo antes precisamos de nutrientes específicos, mas também com uma rápida absorção; durante o treino, algumas vezes é necessária certa reposição, principalmente de carboidratos e eletrólitos; e após o treinamento, precisamos o quanto antes ingerir os elementos perdidos na atividade para otimizar a recuperação. Em todos esses momentos, a utilização de suplementos apresenta maiores benefícios e praticidade do que a alimentação sólida.

Cada pessoa possui suas características específicas, portanto, tenha certeza de que dietas milagrosas prontas de revistas ou sites não resolverão seu problema. Para evitar perda de tempo, dinheiro e ainda preservar sua saúde, nada melhor do que um acompanhamento profissional. O nutricionista esportivo é o profissional apto para elaborar um programa alimentar de acordo com suas reais necessidades.

Fonte:http://rodolfoperes.com.br

Receitas Funcionais - Sucos Detox

Aqui está um arquivo de  RECEITAS super interessante , e abaixo estão algumas receitas também
O suco verde, que é feito basicamente com folhas verdes escuras como a couve é uma super dose de nutrientes importantes para o organismo pois:

(1) Auxilia na desintoxicação;
(2) Ajuda no funcionamento do intestino;
(3) previne a anemia;
(4) aumenta nossa energia;
(5) ‘’turbina’’ o sistema imunológico;
(6) Ajuda no emagrecimento;
(7) São ricos em substâncias antioxidantes, que combatem os radicais livres e, consequentemente, o envelhecimento tanto da pele quanto do organismo.

Foto: Semana passada passamos um suco que fez o maior sucesso (se não experimentou, ainda há tempo). www.livrosaudetotal.com.br

Hoje vamos passar uma receita super fácil para você fazer esse suco verde. Ah! Para quem diz que o suco verde é ruim, já vou logo adiantando. É delicioso!!!

O suco verde, que  é feito basicamente com folhas verdes escuras como a couve é uma super dose de nutrientes importantes para o organismo pois:

(1) Auxilia na desintoxicação;
(2) Ajuda no funcionamento do intestino;
(3)  previne a anemia;
(4) aumenta nossa energia;
(5) ‘’turbina’’ o sistema imunológico;
(6) Ajuda no emagrecimento;
(7) São ricos em substâncias antioxidantes, que combatem os radicais livres e, consequentemente, o envelhecimento tanto da pele quanto do organismo.

Vamos lá:
2 folhas de couve (lavar bem!)
7 folhinhas de hortelã
suco de 1 limão
½ copo de água
gelo
Se não coar é melhor pois com isso ingerimos mais nutrientes.

COMENTEM AQUI O RESULTADO

Se você gostou de mais essa dica, com apenas 2 cliques ‘’curta’’ e ‘’compartilhe’’ nossa página. Com isso você contribuirá para que esse projeto continue! 2 folhas de couve (lavar bem!)
7 folhinhas de hortelã
suco de 1 limão
½ copo de água
gelo
Se não coar é melhor pois com isso ingerimos mais nutrientes.
 

 ***************************************************************************************************
 Suco Abacaxi, limão e Gengibre
 Foto: Experimente esse maravilhoso suco e veja como é fácil ter saúde total! A combinação da raiz gengibre com as frutas abacaxi e limão acelera a queima de calorias, diminui o apetite, e detona a gordurinha da barriga! Veja mais: www.livrosaudetotal.com.br

· Acelera o metabolismo e a queima de calorias
· Detona a gordurinha abdominal
· Melhora o funcionamento do intestino
· Diminui a ansiedade
· Aumenta a sensação de saciedade
· Tem ação anti-inflamatória e combate a celulite
· Elimina toxinas do organismo
· É diurético
· Diminui o acúmulo de gordura
· Tira a fome

Como Fazer?
01 Fatia grossa de abacaxi
Suco de 2 limões
1 colher (sopa) de gengibre em pedaços
05 folhinhas de hortelã
1/2 copo de água

Tomar 2x ao dia, entre as refeições.

Se você gostou destas dicas, CURTA nossa página e COMPARTILHE com seus amigos.

1 Fatia grossa de abacaxi
Suco de 2 limões
1 colher (sopa) de gengibre em pedaços
05 folhinhas de hortelã
1/2 copo de água
Tomar 2x ao dia, entre as refeições.



**********************************************************************************************


*******************************************************************************************
Suco Detox

3 folhas de couve
½ pepino
1 pequeno pedaço de gengibre
suco de 1 limão
½ copo de água
gelo a gosto

 

  

*******************************************************************************************
 Suco de Uva Verde

Primeiro Passo:


Fazer gelo de couve que vai:
2 xícaras de couve picada
Meia xícara de salsinha

Meia xícara de hortelã
Bater os ingredientes com água e levar para gelar nas formas de gelo. 

 Para o suco de Uva verde usei: 1 ou 2 cubinhos de gelo + 1 copo de água de coco + 1 cacho de uva verde. Bater todos os ingredientes no liquidificador.Não coar.







*******************************************************************************************

Smoothie de morango

 Ingredientes:
- 1 banana
- 1 iogurte natural
- 50 g de morangos
- água e gelo para ajustar consistências

Preparação:
- Liquidificar todos os ingredientes e adicionar um pouco de água e gelo para a consistência ser cremosa.Se quiser, acescente, algumas nozes, amêndoas ou avelãs)


*******************************************************************************************
 Picolé de melancia

Ingredientes para 10 picolés:
 
- 400g de melancia
- ¾ de uma xícara de água
- 20 folhas de salsa fresca
- 1 colher de sopa de suco de limão

Preparação:
- Descascar e retirar as sementes da melancia. Triturar a melancia até ficar na forma de purë, se desejado podem ser deixados pedaços maiores (desde que caibam nos moldes de gelado). Destas quantidades resulta cerca de meio litro de purë.
- Colocar a mistura numa taça e misturar água e o suco do limão. Picar a salsa e acrescentar.
- Colocar toda esta mistura em formas de picolé, deixando um pouco de espaço em cima para a mistura expandir.
- Colocar paus de picolé na vertical e levar ao congelador até ficar sólido. Retirar das formas e servir.


 
*******************************************************************************************
Smothie de melão, hortelã e pepino

 Ingredientes:
- 2 xíc de melão aos pedaços
- 1 xíc de pepino aos pedaços
- 12 folhas de hortelã fresca
- 2-4 colheres de sopa de suco de limão
- 1 colher de chá de mel ou stevia o
Preparação:

- Bater tudo até a consistência ser a desejada; deixar 1 ou 2 folhas de hortelã para decorar. As quantidades dão para 2 smothies.





*******************************************************************************************
 

Shake Roxo

Ingredientes:

1 xícara (café) de framboesas congeladas

1 xícara (café) de amoras congeladas

1 colher (café) de chá branco seco

¼ de copo americano de água

½ copo americano de suco de uva integral

1 colher (café) guaraná em pó

1 colher (café) geléia real

1 colher (café) própolis (extrato glicólico)

Modo de Preparo:

Ferva a água e desligue o fogo. Acrescente o chá branco e deixe em infusão por 5 a 10 minutos. Deixe esfriar e bata com o restante dos ingredientes no liquidificador até obter um líquido homogêneo. Sirva logo em seguida. 
Esta bebida se destaca pelo seu alto poder antioxidante, pois tem em sua composição ingredientes como o Chá branco, as frutas vermelhas, a geléia real e o própolis.

 *******************************************************************************

Chá gelado com cítricos, hortelã e canela
Ingredientes: 

- 1litro de água natural 

- 1 litro de água a ferver

- 1 colher de sopa de chá preto (aromático de preferência)

- Suco de 1 limão

- Suco de 1 laranja

- 1 ramo de hortelã

- 2 paus de canela

- 1 limão + 1 laranja cortados em rodelas

- Gelo a gosto



Preparação

- Deitar o litro de água a ferver sobre o chá e deixar repousar cerca de 5 a 10 minutos. 

- Coar. 

- Misturar os restantes ingredientes.

***************************************************************************
 Suco de Beterraba com cenoura - Verão
Ingredientes: 
4 cenouras, 
1/2 beterraba, 
3 folhas de beterraba, 
1 florete de
brócolis,

 3 couves-de-bruxelas,
 2 cebolinhas
• Modo de preparo: Passe todos os alimentos na centrífuga. Enfeite com
um palito de beterraba.


**********************************************************************************

Suco de Cenoura
Ingredientes: 
4 cenouras,
 1 dente de alho,
2 talos de aipo,
 1 punhado de
salsa
• Modo de preparo: Centrifugue todos os ingredientes. Só a salsa deve ser
acrescentada por último, sendo misturada com a colher. Enfeite com um
ramo de salsa.


********************************************************************************
Suco de Uva com melancia
Ingredientes: 
1 laranja sem casca, 
1 cacho médio de uvas verdes,
 2 fatias
de melancia, 

1 raminho de hortelã
• Modo de preparo: Na centrífuga, passe a laranja, as uvas e a melancia.
Enfeite o copo com a hortelã 


********************************************************************************
Suco de Romã com espinafre 
Ingredientes:
  -  1 xic de gomos de romã
  -  1 xic de espinafre
  -  1 xic de água

Preparação: 
 -Bater todos os ingredientes no liquidificador

Comentários: 
  - não recomendado este suco pra quem tiver o intestino mais fragilizado. 




********************************************************************************

uco verde e suco desintoxicante

Os sumos e smoothies são uma forma prática e saudável de conseguir obter uma grande riqueza nutricional em pouco volume. Para o fazer de forma saborosa só tem de saber quais os ingredientes certos.

Se está em processo de perda de peso ou se simplesmente quer ser mais saudável, os sumos são shots de nutrientes que o seu organismo agradece.
Experimente e consuma na hora.
- See more at: http://www.esmeraldazul.com/pt/blog/suco-verde-e-suco-desintoxicante/#sthash.JcBBZTEe.dpuf



Suco verde

Ingredientes:
- 12 talos de salsão
- 12 folhas de couve
- 2 pepinos fatiados
- 1 maço de salsinha picada
- 1 gengibre fresco - opcional
- 2 colheres de sopa de suco de limão
- 1 colher de sopa de mel puro - opcional

Procedimento:
Passe tudo na centrifuga, misture o suco de limão, mel e beba fresco.


********************************************************************************

Suco desintoxicante

Ingredientes:
- 6 maçãs sem casca e sem semente
- 1 colher de chá de gengibre ralado
- 1 pitada de canela
- 2 xícaras de chá de água de coco

Procedimento:
- Bater tudo no liquidificador e coar.
Rendimento: 1 Jarra grande - 3000 ml
Porção: 1 copo - 400 ml 


****************************************************************************************************
Super Batido Verde  
O poder do Verde.
Tempo de preparação: 5 minutos
Ingredientes:
- 1 Banana
- 1 Manga
- 1 Mão cheia de salsa
- 1 Mão cheia de acelgas 

- 1 Colher de chá de Erva de Trigo
- 1 Colher de chá de espirulina
- Agua ou Água de Coco 


Preparação:


•Bater todos os ingredientes no liquidificador ou centrífuga. E. Desfrute!







Suco verde e suco desintoxicante